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Peugeot surpreende e eletrifica seus SUVs com tecnologia inédita no Brasil

Stellantis mantém a estratégia de eletrificação gradativa para o mercado brasileiro

Yuri Ravitz

13/09/2025 às 10:00

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Peugeot 208 e 2008 são produzidos em El Palomar, na Argentina

Peugeot 208 e 2008 são produzidos em El Palomar, na Argentina | Pedro Bicudo

A Stellantis mantém a estratégia de eletrificação gradativa para o mercado brasileiro, ampliando o uso da tecnologia Bio-Hybrid introduzida no ano passado na Fiat.

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A bola da vez é a Peugeot, que apresentou o 208 e o 2008, os dois produzidos em El Palomar, na Argentina, atualizados para 2026 com novidades e motorização eletrificada, trazendo o mesmo conjunto mecânico dos Fiat Pulse e Fastback.

A eletrificação na marca francesa estará nas versões GT do hatch compacto 208, com preço de R$ 126.990, do SUV compacto 2008, a R$ 162.990, ambas passando a ser a topo de linha de cada modelo.

O sistema aplicado pela Peugeot é o Bio-Hybrid de entrada, do tipo híbrido-leve, que utiliza um gerador de partida por correia conhecido pela sigla BSG (Belt Starter Generator) para substituir o motor de arranque e o alternador de uma só vez, sendo alimentado por uma pequena bateria de 12 volts de íons de lítio.

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O BSG é um motor elétrico de baixa capacidade que, conectado ao propulsor a combustão pelo virabrequim, fornece auxílios à condução. O sistema trabalha com o motor 1.0 turbo flex de três cilindros em linha, chamado na Stellantis de “T200”, capaz de gerar até 130 cavalos potência e 20,4 kgfm de torque, suavizando o trabalho do bloco a combustão e fornecendo discreto apoio em situações de maior demanda de força em baixas velocidades.

Atua ainda para reduzir o consumo de combustível em âmbito urbano e a emissão de poluentes, desligando o turbo em paradas curtas por meio da funcionalidade Advanced Start&Stop.

Fases de operação

A Bio-Hybrid tem quatro fases de operação. A primeira é o “e-start”, com o motor a combustão iniciado pelo BSG. A segunda é o “e-assist”, com o BSG fornecendo até quatro cavalos de potência para auxiliar o motor a combustão em situações que necessitam de mais força (como em subidas e em ultrapassagens), fazendo uso da energia armazenada na bateria de íons de lítio localizada abaixo do banco do motorista.

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A terceira é o “modo alternador”, com o BSG servindo apenas como um gerador padrão, produzindo energia para alimentar o veículo. Já no modo “e-regen”, o BSG alimenta a bateria dedicada do sistema.

Na Bio-Hybrid, o motor elétrico jamais traciona o veículo sozinho. Segundo o Inmetro, é possível conseguir médias superiores a 9 km/l em trechos puramente urbanos com etanol e a 13 km/l com gasolina nos dois modelos da Peugeot.

O 208 e o 2008 têm o mesmo comportamento dinâmico do Pulse e do Fastback eletrificados, com bom nível de consumo de combustível em perímetro urbano, em que o bloco 1.0 turbo é desligado em paradas curtas. O sistema de start&stop da Peugeot já conta com as atualizações promovidas pela Stellantis após críticas de usuários, porém, o ar-condicionado continua sendo desligado junto do motor principal nas breves paradas.

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Ainda assim, a tecnologia se mostra válida para quem circula a maior parte em trechos de cidade, além de ser possível obter generosos descontos no IPVA dependendo do endereço do comprador.

A linha 2026 do 208 é composta pelas versões Style, Active, Allure e GT. A Style, de entrada, passa a ser a única com motor 1.0 aspirado de até 75 cavalos e 10,7 kgfm, aliado ao câmbio manual de 5 velocidades, tendo itens de série como teto panorâmico, rodas aro 15 em preto brilhante, central multimídia com tela de 10,3 polegadas, câmera de ré com visão de 180 graus e soleiras exclusivas.

Acima, se posiciona a nova Active com motor T200 e transmissão tipo CVT com simulação de 7 marchas no modo manual, acrescentando faróis halógenos com luzes de circulação diurna em leds, rodas aro 15 com acabamento prateado e ar-condicionado digital.

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Na sequência, a Allure soma teto panorâmico, faróis em leds por refletores, multimídia i-Connect Advanced, chave presencial com partida por botão, carregador por indução e rodas diamantadas. A nova topo de linha GT agrega painel de instrumentos 100% digital em 3D, faróis full-leds adaptativos, rodas aro 17 diamantadas, detalhes externos em preto brilhante e serviços conectados My Peugeot.

A oferta de cores contempla as opções Branco Nacré, Cinza Artense, Preto Perla Nera (única sem custo adicional), Branco Banquise (apenas na Active) e Cinza Selenium, para a Style, a Allure e a GT.

Já o 2008 tem portfólio de três variantes para a linha 2026. A de entrada é a Active, com faróis halógenos, rodas de 17 polegadas, carregador por indução, bancos em tecido, freio eletrônico de estacionamento, painel de instrumentos analógico, central multimídia i-Connect Advanced e luzes de circulação diurna em leds.

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A Allure adiciona monitoramento de pontos cegos, faróis em leds por refletores, bancos revestidos em vinil, chave presencial e cluster de instrumentos 100% digital, enquanto a topo de gama GT traz a motorização híbrida-leve, os faróis full-leds adaptativos, o teto solar panorâmico, o alerta de colisão e os serviços de conectividade My Peugeot.

O 2008 tem as mesmas alternativas de cores do 208 com exceção do Branco Banquise. O Cinza Artense está disponível apenas nas versões Active e Allure. O chamativo Azul Quasar deixou de ser oferecido no SUV compacto.

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