Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Entenda como é feito, quanto dura e por que o uso desse tipo de pneu é proibido em motos | Freepik
Ao comprar um carro usado, é comum perceber que os pneus já estão desgastados. Como um jogo novo pode ter um custo alto, muitos motoristas optam pela reforma do conjunto antigo, conhecida como remold.
Continua depois da publicidade
Esse processo é realizado por empresas especializadas que reconstroem o pneu para prolongar sua vida útil. Apesar de ser uma alternativa mais econômica, o serviço precisa ser feito corretamente para garantir a segurança do veículo.
O pneu remold (ou remoldado) é um modelo usado cuja carcaça original é aproveitada para receber uma nova camada de borracha em toda a sua superfície, incluindo a banda de rodagem e os flancos.
Esse processo de recuperação restaura a aparência e a funcionalidade do pneu, oferecendo uma opção mais econômica que a compra de um novo e ambientalmente vantajosa por reaproveitar materiais.
Continua depois da publicidade
Segundo o site da Associação Brasileira de Reforma, Recauchutagem e Recuperação de Pneus (Abrerpi), a vida útil estimada de um pneu remoldado é entre 30% a 50% menor que a de pneus novos.
Porém, em entrevista ao Autoesporte, o consultor de tecnologias da Pirelli, Roberto Falkenstein, explica que "a durabilidade de um pneu remoldado pode variar dependendo da qualidade do processo de remoldagem e do uso do veículo.”
As opiniões sobre a compra de pneus remold ainda se dividem.
Continua depois da publicidade
De acordo com o gerente de assistência técnica da Vipal Borrachas, Leandro Paim, antes de escolher esse tipo de produto é importante verificar se ele é fabricado por uma empresa com registro atualizado no Inmetro.
"Ele tem a garantia de qualidade como um pneu novo, pois seu processo de reforma passa por auditorias dos órgãos competentes, da mesma forma que um pneu novo", contou ao Autoesporte.
Paim também ressalta o aspecto sustentável do processo, que prolonga a vida útil do componente e evita a necessidade de comprar pneus novos.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, Roberto Falkenstein, da Pirelli, não recomenda a compra. Embora a aparência possa ser satisfatória, ele alerta que não há como garantir a integridade de todos os quatro pneus.
Vale lembrar que a comercialização de pneus remold para motos e motocicletas é proibida pela Resolução nº 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Veículos de quatro rodas possuem dois pneus por eixo para garantir o controle em caso de falhas. Já as motos contam apenas com um ponto de contato em cada eixo.
Continua depois da publicidade
Dessa forma, qualquer instabilidade ou defeito em um dos pneus pode levar à falta de controle do veículo, provocando a queda do motociclista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade