Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Cayenne foi o modelo responsável por levar a Porsche a um novo segmento | Divulgação
O Cayenne foi o modelo responsável por levar a Porsche a um novo segmento, rompendo a tradição restrita aos carros esportivos.
Continua depois da publicidade
O SUV versátil tornou-se um sucesso mundial desde sua estreia, em setembro de 2002. Agora, a marca alemã dá início a mais um capítulo da saga do utilitário esportivo com o lançamento do Cayenne totalmente elétrico.
Os novos modelos já estão disponíveis em pré-venda no Brasil, com o Cayenne Electric com preço público sugerido de R$ 900 mil e o Cayenne Turbo Electric a R$ 1,41 milhão. As primeiras entregas no Brasil estão previstas para o segundo semestre do próximo ano.
“O Cayenne Electric apresenta desempenho em uma dimensão completamente nova, com tecnologias inovadoras que desenvolvemos nas pistas de competição. Ele estabelece novos padrões no segmento de SUVs, tanto em termos de dinâmica de condução quanto de carregamento. Performance elétrica excepcional combinada a usabilidade diária e um grande conforto em longas distâncias com capacidade off-road sem concessões”, afirma Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche.
Continua depois da publicidade
Com cerca de 36% de suas vendas globais já eletrificadas, a Porsche está entre as montadoras que mais rapidamente avançam na transição tecnológica.
O Cayenne Electric é o próximo marco desse processo, somando-se às versões a combustão e híbridas plug-in. A linha 100% elétrica estreia com duas versões: o Cayenne Electric e o Cayenne Turbo Electric – ambas com tração integral e equipadas com o gerenciamento eletrônico Porsche Traction Management (ePTM).
O Cayenne Turbo acelera de zero a 100 km/h em 2,5 segundos e de zero a 200 km/h em 7,4 segundos, podendo chegar à velocidade máxima de 260 km/h.
Continua depois da publicidade
O sistema de propulsão recém-desenvolvido gera até 850 kW (1.156 cavalos) e assombrosos 153 kgfm de torque quando o Launch Control está ativado. A opção Turbo conta com refrigeração direta a óleo no motor elétrico do eixo traseiro, garantindo alta potência contínua e eficiência, uma inovação vinda do automobilismo.
No modo de condução normal, estão disponíveis até 630 kW (857 cavalos). Por meio da função Push-to-Pass, é possível ativar adicionalmente 130 kW (176 cavalos) por dez segundos ao toque de um botão.
Já o Cayenne Electric oferece 300 kW (408 cavalos) em operação normal e 325 kW (442 cavalos) e 85,14 kgfm de torque com o Launch Control, acelerando de zero a 100 km/h em 4,8 segundos e podendo chegar a 230 km/h.
Continua depois da publicidade
A recuperação de energia é destaque, atingindo níveis de até 600 kW, comparáveis aos da Fórmula-E, categoria de monopostos elétricos da FIA. No uso cotidiano, cerca de 97% de todas as frenagens podem ser feitas exclusivamente pelos motores elétricos, com mínima atuação dos freios mecânicos.
A versatilidade da linha elétrica também se deve ao chassi. A suspensão pneumática adaptativa com o Porsche Active Suspension Management (PASM) é item de série nos dois modelos, enquanto o Turbo adiciona diferencial traseiro autoblocante Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus).
Ambos podem ser equipados com direção no eixo traseiro, que esterça as rodas de trás em até cinco graus. Pela primeira vez no Cayenne, o sistema ativo Porsche Active Ride está disponível, compensando quase totalmente os movimentos da carroceria e garantindo estabilidade, dinâmica e conforto.
Continua depois da publicidade
O coração do Cayenne elétrico é a nova bateria de 113 kWh, com refrigeração dupla para controle térmico mais eficiente. O dados de autonomia para o Brasil, seguindo os padrões do Inmetro, serão divulgados futuramente. Graças à tecnologia de 800 volts, o SUV carrega com potência DC de até 390 kW – e, em condições específicas, até 400 kW.
O carregamento de 10% a 80% leva menos de 16 minutos, e dez minutos plugado podem adicionar até 325 km (Cayenne Electric) ou 315 km (Cayenne Turbo Electric).
O desempenho de carregamento robusto foi um dos principais focos durante o desenvolvimento do novo SUV “verde” da Porsche. O Cayenne Electric é o primeiro carro da marca alemã a oferecer, opcionalmente, carregamento por indução, com potência de até 11 kW.
Continua depois da publicidade
O Porsche Wireless Charging exige que o usuário estacione o veículo sobre uma placa instalada no piso, com o processo de carregamento se iniciando automaticamente.
No campo da digitalização, o Cayenne Electric redefine a experiência de condução. No centro do recentemente desenvolvido Porsche Driver Experience, está o Flow Display, um painel curvo OLED que se integra ao console central, separando claramente visualização e comandos.
Ele é acompanhado por um painel de instrumentos totalmente digital, também com tecnologia OLED, de 14,25 polegadas, e por uma tela opcional somente para o passageiro da frente, de 14,9 polegadas. Juntas, formam a maior área de telas já instalada em um Porsche.
Continua depois da publicidade
Pela primeira vez no Cayenne, está disponível um “head-up display” com tecnologia de Realidade Aumentada (AR),(projetando virtualmente uma tela equivalente a 87 polegadas a dez metros à frente do veículo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade