Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Produção soma 2,23 milhões de veículos no ano; recuo nas vendas externas pressiona resultado de outubro | Divulgação
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o recorte isolado dos índices de outubro é positivo, mas a comparação com o mesmo mês do ano passado indica um cenário desafiador para que o setor automotivo brasileiro continue crescendo como nos anos anteriores.
Continua depois da publicidade
A produção segue em ritmo um pouco melhor que o das vendas. Ao todo, 247,8 mil unidades deixaram as linhas de montagem no Brasil em outubro deste ano, patamar similar ao de setembro e ao de outubro de 2024.
A produção acumula 2,23 milhões de veículos leves e pesados neste ano, elevação de 5,2% em comparação ao mesmo intervalo de 2024. As exportações tiveram queda em outubro.
As 40,6 mil unidades embarcadas representaram recuo de 22,7% sobre setembro. Boa parte disso se deveu à instabilidade no comércio com a Colômbia, que havia suspendido o acordo de livre comércio com o Brasil.
Continua depois da publicidade
“Felizmente, após forte atuação da Anfavea, das associadas e do governo brasileiro, o acordo com a Colômbia foi renovado por mais um ano”, festejou Igor Calvet, presidente da Anfavea.
O número de veículos seminovos e usados comercializados no Brasil cresceu 16,4% em relação ao mesmo período de 2024.
Os dados são do relatório publicado em 7 de outubro pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO).
Continua depois da publicidade
No período de avaliação, setembro de 2025, foram vendidos 13.478.486 carros. No mesmo período de 2024, foram registradas 11.582.395 vendas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade