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Renault lança SUV Boreal com sistema Google e mira expansão global

Plano pretende investir três bilhões de euros (quase R$ 20 bilhões) até 2027 para lançar oito veículos nos chamados mercados internacionais (fora da Europa)

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Renault Boreal foi apresentado em 10 de julho, em São Paulo

Renault Boreal foi apresentado em 10 de julho, em São Paulo | Divulgação

A Renault é a marca de automóveis francesa mais vendida no mundo, com 1,57 milhão de veículos comercializados em 2024. Desses, quase 40% (560 mil unidades) fora da Europa.

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Com o Boreal, novo utilitário esportivo médio apresentado mundialmente em 10 de julho, em São Paulo, a Renault abre um novo capítulo do plano estratégico International Game Plan 2024-2027.

O plano pretende investir três bilhões de euros (quase R$ 20 bilhões) até 2027 para lançar oito veículos nos chamados mercados internacionais (fora da Europa).

Dentro da estratégia iniciada em 2021 pelo plano Renaulution, cinco deles serão dos segmentos médio e médio-grande, bem mais rentáveis para a fabricante em comparação aos compactos, que atualmente monopolizam as ofertas da marca no Brasil.

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Após o lançamento dos utilitários esportivos compactos Kardian e Duster e do médio Grand Koleos (este oferecido apenas na Coreia do Sul), a estratégia industrial para o Boreal prevê um sistema de produção em dois continentes.

Produção e exportação

Em Curitiba, ele será produzido para 17 países da América Latina. Paralelamente, a fábrica de Bursa, na Turquia, fornecerá o carro para 54 outros mercados, incluindo a Europa Oriental, o Oriente Médio e países do Mediterrâneo.

O Boreal começará a ser vendido no Brasil no final deste ano. A partir de 2026, chegará a outros países da América Latina, à Turquia e a outros mercados. O objetivo do modelo é expandir a presença da Renault no segmento de SUVs médios nos mercados nos quais a marca ainda é sub-representada – com a América Latina, onde há crescimento na demanda por SUVs para a família.

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Inaugurada no Kardian, a nova plataforma modular do Renault Group possibilita oferecer carrocerias e silhuetas diferentes e passar de um compacto urbano como o Kardian (4,11 metros de comprimento, 2,60 metros de entre-eixos e 1,77 metro de largura) para um médio como o Boreal (4,56 metros de comprimento, 2,70 metros de entre-eixos e 1,84 metro de largura).

Informações sobre o veículo

O Boreal traz capô alto e horizontal, grade na cor da carroceria na qual se destaca o logo “Nouvel’R” e a assinatura luminosa inédita inspirada no conceito Niagara, reconhecida graças aos módulos de leds adicionais que recobrem e ampliam o veículo visualmente.

A frente também se diferencia com os faróis de leds que se estendem até os para-lamas e os módulos adicionais, reforçando a base visual do veículo. O entre eixos longo (2,70 metros) e os balanços reduzidos conferem espaço interno e dinamismo visual ao modelo.

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O projeto tem como base elementos fluidos na carroceria, com curvas generosas e linhas de tensão, equilibradas pela integração de elementos técnicos mais estruturados. O teto é ligeiramente inclinado e, associado a uma superfície envidraçada contínua, confere um visual fluido e dinâmico, sem sacrificar o espaço interno.

As laterais são estruturadas por vincos e curvas nos para-lamas. As caixas de rodas são destacadas por protetores com design “clean”. As rodas de liga são de 19 polegadas, o teto biton é na cor preta e há teto solar panorâmico ou barras de teto, dependendo da configuração.

Na cabine, o cockpit é disposto em torno de um painel de bordo inspirado no Renault 5 E-Tech elétrico e no Renault 4 E-Tech elétrico, com o painel duplo horizontal OpenR. A primeira tela está localizada bem à frente do motorista, com um painel de instrumentos digital de 10 polegadas que exibe todas as informações relacionadas à condução.

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Logo ao lado se encontra a tela de 10 polegadas do sistema multimídia central, formando um layout tecnológico, que valoriza as funções conectadas. A alavanca da transmissão do tipo “e shifter” é compacta, enquanto o volante de multifunções traz botões metálicos retroiluminados.

O ambiente luminoso é personalizável graças à iluminação em leds de 48 cores. As transições da luz podem variar automaticamente em função do modo de condução selecionado por meio das configurações do sistema Multi Sense, proporcionando uma imersão sensorial total.

Os bancos dianteiros elétricos têm memória de posição e massagem para o motorista. Há console central fechado e refrigerado, duas portas USB-C na frente, carregador por indução e ar-condicionado automático dual-zone. Na parte de trás, o banco 40/60 conta com apoio de braço central e sistema Easy Break, que agiliza o rebatimento dos bancos.

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Os passageiros do banco traseiro contam com as saídas de ar dedicadas e duas portas USB-C. O porta-malas é amplo, com volume de carga de 522 litros (VDA) ou 1.279 litros (VDA) com os bancos traseiros rebatidos. A menor altura da base do porta-malas facilita a utilização.

Tecnologia Google

A arquitetura elétrica e eletrônica é projetada para ser compatível com as regulamentações atuais e futuras. O Boreal pode ser equipado com tecnologias adaptadas localmente a cada mercado e é o primeiro veículo da marca a oferecer o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services fora da Europa. Com base nos serviços embarcados do Google, o sistema multimídia OpenR Link permite acesso simples.

O Google Maps nativo é integrado e exibido nas duas telas, com informações sobre o trânsito em tempo real e atualizações automáticas. Já o Google Assistente permite controlar o sistema de navegação, música, chamadas e até mesmo o ar-condicionado apenas por comando de voz, sem tirar os olhos do trajeto.

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Mais de cem aplicativos estão disponíveis no Google Play, incluindo o Waze, o Radioplayer, o Amazon Music, o Prime Video ou HBO Max, o SongPop e o navegador Vivaldi. O som Harman Kardon Premium, desenvolvido em parceria com o músico francês Jean-Michel Jarre, integra uma dezena de alto-falantes e regulagem acústica personalizada em função do ambiente escolhido, em cinco opções – Studio, Immersion, Concert, Club e Lounge.

A plataforma modular desenvolvida pelo Renault Group é capaz de integrar uma ampla gama de motorizações. Na América Latina, o motor turbo 1.3 TCe associado ao câmbio EDC de dupla embreagem se insere totalmente na estratégia.

O propulsor conta com injeção direta, disponível em versão a gasolina ou flex conforme o país. Entrega até 163 cavalos na opção bicombustível, 156 cavalos a gasolina na América Latina e 138 cavalos a gasolina na Turquia. O torque vai até 27,5 kgfm na América Latina e o consumo de combustível é reduzido por conta do sistema stop&start.

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O câmbio automático EDC de dupla embreagem úmida tem 6 marchas. A tecnologia de dupla embreagem úmida, que estreou com o Kardian, otimiza o resfriamento da embreagem e aumenta a durabilidade. O Multi-Sense permite configurar o ambiente de condução em função das preferências e condições.

São oferecidos cinco modos: “Eco”, “Comfort”, “Sport”, “Perso” e o inédito “Smart”, que adapta automaticamente os parâmetros do veículo (direção, resposta do motor e iluminação ambiente) à situação de condução por meio de algoritmos. O sistema funciona em sinergia com a iluminação ambiente de 48 cores e permite que cada motorista personalize seu estilo de dirigir.

No quesito segurança, o Boreal integra vários dispositivos: alerta e assistente de permanência em faixa, assistente de permanência em faixa em tráfego contrário e com intervenção para ponto cego, alertas de ponto cego, de saída segura dos ocupantes e de tráfego cruzado traseiro, Emergency Stop Assist, frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas de velocidade e sensor de fadiga. A assistência de condução de nível 2 combina um controle de velocidade adaptativo com Stop&Go (ACC) ao active driver assist, para que o veículo se mantenha na faixa a uma distância segurança.

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O SUV pode gerenciar as manobras de estacionamento graças ao assistente semi-autônomo, complementado por quatro câmeras para visão panorâmica de 360 graus, bem como radares perimétricos na frente, traseira e laterais.

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