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scooter Honda SH300i | /Divulgação
Apesar de ambos serem veículos de duas rodas, uma scooter é muito diferente de uma moto. Atualmente, as scooters têm desempenhado um papel importante no mercado, atraindo muitos iniciantes para o mundo das duas rodas. Usando como referência a SH300i, scooter de 300cc da Honda, é possível entender um pouco mais sobre esse tipo de veículo que, gradualmente, evolui para se tornar a nova referência em termos de mobilidade humana e economia de tempo e dinheiro.
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Como é possível diferenciar uma scooter de uma moto? Primeiro, é bom verificar se há alavanca de câmbio no pé esquerdo. As scooters usam transmissão automática CVT. Por isso, não há alavanca. Outro detalhe é observar a posição do motor. Em vez de mais à frente, como nas motocicletas e motonetas, o propulsor das scooters, em conjunto com a transmissão, está mais próximo da parte traseira, junto à roda. Nas scooters também não há o tanque de combustível entre as pernas, como nas motos.
As scooters também compartilham soluções com os carros: iluminação em led e tomada 12V. Em outros modelos, a tomada fica no porta-luvas. O bocal de abastecimento de uma scooter normalmente fica sob o banco. Para acessar, o piloto tem de descer da scooter, liberar a trava no seletor e levantar o assento. Mas há modelos em que o bocal é externo, como na Honda PCX 150, na Yamaha NMax 160 e na Dafra Citycom HD 300. Aliás, uma das características mais marcantes de uma scooter é o compartimento sob o assento, popularmente chamado de porta-capacete. São de diversos tamanhos e comportam um capacete e outros pequenos objetos. Nesse caso, o espaço pode acomodar um capacete aberto ou um com casco pequeno.
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Muitas scooters contam com para-brisa, seja como item de série ou como acessório. A peça tem várias finalidades: estética, funcionalidade ou proteção. Alguns modelos permitem ajustes de altura e, em outros, o para-brisa pode ser retirado. A SH300i tem também um sistema antitravamento de freios ABS em ambas as rodas. Esse sistema evita que as rodas travem em uma frenagem de emergência, permitindo o controle direcional e, em muitas vezes, evitando uma queda. No caso da SH300i, o ABS é um item obrigatório por conta da legislação em vigor no Brasil, na qual todos os modelos a partir de 300cc devem ter o sistema.
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