Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Zeekr 7X | Divulgação
Marca global de veículos elétricos de luxo do Grupo Geely – também controlador da Volvo, da Lotus, da Smart e da Lynk & Co. –, a chinesa Zeekr anuncia a chegada de seu mais novo modelo ao mercado brasileiro: o 7X.
Continua depois da publicidade
Após introduzir o 001 e o X no ano passado, a fabricante reforça sua presença no Brasil com um SUV que aposta bastante no design escandinavo – o estilo do 7X foi desenvolvido em Gotemburgo, na Suécia. Produzido na China, o novo modelo da Zeekr está posicionado entre o X e o 001.
O carro entra em pré-venda este mês pelo site oficial da marca (zeekr.com.br/models/7x) com preços entre R$ 450 mil e R$ 500 mil, dependendo do conteúdo tecnológico optado pelo cliente. Algumas unidades do 7X já estão no Brasil, ainda em fase portuária de trâmites legais de importação.
O 7X traz o conceito “Hidden Energy Design”, que une sofisticação estética e solidez visual, com base na plataforma modular SEA 800V (Sustainable Experience Architecture).
Continua depois da publicidade
A estrutura de alta tensão permite carregamento ultrarrápido de 10% a 80% em cerca de 13 minutos (em estações de 360 kW).
De acordo com a Zeekr, a SEA foi projetada conforme os mais altos padrões de segurança global (cinco estrelas), utilizando 73% de aço de alta resistência em sua estrutura.
O modelo vem equipado com sete airbags, com destaque para a proteção lateral que se estende até a coluna “A” (a da frente do veículo).
Continua depois da publicidade
O sistema mantém a pressão do airbag por até seis segundos após uma colisão, reduzindo danos em impactos secundários ou capotamentos.
O Zeekr 7X é equipado com baterias de alta densidade energética (NCM) de 100 kWh, fornecidas pela CATL, líder global em tecnologia de baterias e acionista da fabricante chinesa. Atualmente, um em cada três veículos elétricos no mundo utiliza baterias da CATL.
Conforme a marca chinesa, o sistema de bateria atende aos mais rigorosos padrões de segurança, com conjunto de seis camadas de proteção, incluindo prevenção e controle em tempo real, alerta antecipado, resfriamento ativo, isolamento térmico passivo, exaustão rápida e desligamento inteligente.
Continua depois da publicidade
A variante inicial do 7X a ser vendida no Brasil é a Flagship AWD, com dois motores elétricos e potência combinada de 646 cavalos, que podem levar o carro de zero a 100 km/h em 3,8 segundos.
Pelo PBEV do Inmetro, a autonomia é de 423 quilômetros. Com porte médio, o 7X tem 4,82 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,92 metros de distância de entre-eixos, com porta-malas de 610 litros e rodas de 20 polegadas.
Dentro, o SUV elétrico conta com materiais sensíveis ao toque no painel e nas portas, com destaque para o conjunto de telas, com a da central multimídia grande, com 16 polegadas, e a do quadro de instrumentos com 13 polegadas.
Continua depois da publicidade
Na China, há como opcional uma tela gigante com 1.711 leds que pode ter textos, animações e desenhos parecidos com “emojis” projetados na frente do carro. Porém, a Zeekr ainda não confirmou se o equipamento estará nos próximos lotes do 7X trazidos ao Brasil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade