Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Empresa vai passar a concentrar os esforços em um único local | usertrmk/Freepik
Após quase um ano da notícia de que a Toyota iria fechar a fábrica de Indaiatuba, a medida agora foi efetivada e já tem data marcada: o fechamento vai ocorrer no segundo semestre de 2026.
Continua depois da publicidade
Inaugurada em 1997, a fábrica é responsável por produzir o Corolla sedã, que agora será transferida para Sorocaba, também no interior paulista, de onde saem atualmente modelos como Corolla Cross, Yaris hatch e Etios (os dois últimos apenas para exportação).
Com isso, para a marca, não fazia sentido manter uma segunda fábrica para fazer só um carro. E a empresa vai concentrar os esforços em um único local. No momento, a planta está em obras de expansão.
"Para efetivar essa significativa expansão da capacidade produtiva, será necessário construir novas instalações, para as quais serão transferidas as operações produtivas de Indaiatuba (SP). Isto ocorrerá de forma gradual, a partir de meados de 2025, com conclusão prevista para o final de 2026", diz a marca.
Continua depois da publicidade
O fechamento da fábrica de Indaiatuba e a ampliação da sede de Sorocaba fazem parte do planejamento de um novo ciclo de investimentos de R$ 11 bilhões que a Toyota anunciou até 2030. Com a quantia, a japonesa vai lançar produtos inéditos no Brasil.
Uma das principais novidades está prestes a ser lançada: o Yaris Cross, confirmado para outubro. O SUV compacto será o terceiro híbrido flex da marca e vai estrear a plataforma DNGA, uma versão simplificada (mas pronta para a eletrificação) da TNGA usada na linha Corolla. Assim, terá versões a combustão e híbridas. As medidas são próximas às de um Hyundai Creta.
A montadora também vai lançar em território nacional a van Hiace, um produto inédito, que terá o motor da picape Hilux e virá da Argentina.
Continua depois da publicidade
Além disso, a Toyota também prepara o Corolla GLI hybrid, uma nova versão de entrada do sedã com sistema híbrido flex a um preço mais acessível, para substituir o Yaris sedã, já fora de linha.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade