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Nova caminhonete terá papel estratégico no portfólio da Toyota | Divulgação
A Toyota confirmou que vai produzir uma nova picape de porte intermediário, posicionada entre os modelos compactos e médios, para disputar espaço com concorrentes como Fiat Toro, Ram Rampage e Ford Maverick.
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A informação foi dada por Cooper Ericksen, chefe de planejamento e estratégia da marca na América do Norte. Segundo ele, a decisão já foi tomada e agora a discussão envolve apenas a data de lançamento.
A montadora também desenvolve uma versão voltada ao mercado brasileiro. Há a possibilidade de que ambos os projetos usem a mesma base TNGA, com ajustes específicos para cada região.
Nos Estados Unidos, a previsão é de que a produção anual fique entre 100 mil e 150 mil unidades, o que representa vendas mensais médias entre 8 mil e 12,5 mil veículos. Os principais concorrentes serão a Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz.
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No Brasil, o volume será menor, acompanhando a dimensão do segmento local. Aqui, além da Maverick, a picape enfrentará rivais como Fiat Toro, Ram Rampage e futuros modelos de porte semelhante, como o Projeto Udara da Volkswagen e a versão de produção do conceito Niagara, da Renault.
A nova caminhonete terá papel estratégico no portfólio da Toyota. A ideia é que ela tenha desempenho no segmento semelhante ao do Corolla Cross entre os SUVs médios. Em agosto de 2025, por exemplo, o modelo registrou 7.737 unidades vendidas e liderou a categoria.
A ligação entre os dois produtos será direta, já que ambos utilizarão a plataforma TNGA. A picape deve compartilhar alguns elementos do SUV, mas terá um entre-eixos maior para acomodar caçamba e cabine dupla. O design seguirá a identidade atual da marca, adotada em modelos como RAV4 e Prius.
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O modelo poderá marcar a estreia do sistema híbrido flex plug-in (PHEV) da Toyota no Brasil. Ele contará com baterias de íons de lítio de 13,6 kWh, que permitem recarga externa e oferecem autonomia de cerca de 50 km no modo elétrico.
O conjunto é o mesmo utilizado no Prius da nova geração, lançada em 2023. O motor a combustão será o 2.0 Dynamic Force aspirado, quatro-cilindros, da família Corolla, com ciclo Atkinson e injeção eletrônica. Combinado ao motor elétrico, pode alcançar até 223 cv quando abastecido com gasolina. O câmbio será o e-CVT.
Nas versões de entrada, a picape deve utilizar o mesmo motor 2.0 flex Dynamic Force em ciclo Otto, sem eletrificação, presente no sedã e no SUV da marca.
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Essa configuração oferece até 175 cv e 20,8 kgfm de torque com etanol, acoplada a um câmbio CVT que simula dez marchas e conta com engrenagem mecânica para otimizar as arrancadas.
No Brasil, a picape será produzida em Sorocaba (SP) e ficará posicionada abaixo da Hilux. Caso o cronograma seja cumprido, a fabricação deve começar no segundo trimestre de 2026.
O projeto faz parte do pacote de investimentos de R$ 11 bilhões anunciado pela Toyota no Brasil até 2030.
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Já nos Estados Unidos, o lançamento ocorrerá apenas no final de 2027, com posicionamento abaixo da Tacoma.
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