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Renault Duster 2021 | /Divulgação
Desde que foi lançado no Brasil, no final de 2011, o Renault Duster emplacou cerca de 280 mil unidades. Mas, nos últimos cinco anos, as vendas do Duster caíram para a faixa de duas mil unidades mensais e se estabilizaram por aí. Para tentar reviver os tempos gloriosos, a Renault sabia que era necessário renová-lo, e isso foi feito na linha 2021. Todas as peças da carroceria foram redesenhadas e o interior também foi modernizado. No entanto, a plataforma permanece a mesma, assim como a motorização aspirada flex 1.6 SCe de 120 cavalos. A solitária novidade do "powertrain" é a tecnologia Start & Stop, presente tanto nas versões com câmbio manual quanto nas configurações com CVT. As versões 4x4 e com motor 2.0 deixaram de ser oferecidas.
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Por fora, as linhas estão mais musculosas e ampliam a sensação de robustez. O modelo reduziu o ângulo do para-brisa e aumentou sua linha de cintura, diminuindo a área envidraçada. O novo para-choque reforça as linhas marcantes do capô. Na lateral, o Duster apresenta linha de cintura mais alta e as portas receberam um novo desenho. As novas rodas reforçam a modernidade do estilo. Segundo a Renault, o modelo tem um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional, o que ajuda a encarar terrenos irregulares com tranquilidade. Entre as novidades na parte traseira estão a tampa do porta-malas e o para-choque reestilizados e, principalmente, as novas lanternas de led. O Duster mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros.
No interior, o painel foi redesenhado. Apresenta um novo console central, com saídas de ar, painel de instrumentos e a central multimídia Easy Link com tela capacitiva de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay. O novo sistema de ar-condicionado digital oferece oito velocidades e dezenove opções. Na versão manual, a alavanca do câmbio é completamente nova. Entre as novidades estão o painel de instrumentos mais moderno e funcional. Pela central multimídia é possível visualizar imagens das quatro câmeras do novo sistema Multiview. O Duster incorporou alerta de ponto cego e sensor crepuscular. O assento dianteiro oferece ajuste de altura, recebe espumas mais longas e melhor apoio lateral, o encosto apresenta maior espessura, laterais maiores e novos apoios de cabeça e de braço. O SUV ganhou a chave cartão tipo Hands Free, com destravamento do veículo por aproximação. O motor flex com etanol atinge a potência de 120 cavalos e o torque de 16,2 kgfm. No CVT X-Tronic, um software de gerenciamento dá a opção ao condutor de reproduzir 6 marchas virtualmente. A transmissão oferece a possibilidade de trocas manuais na alavanca de câmbio - basta posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle.
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A versão mais barata do novo Duster é a Zen (a única com câmbio manual), oferecida por R$ 71.790. Direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com led, airbags dianteiros, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, vidro elétrico nas quatro portas, trava elétrica com fechamento automático, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de aço de 16 polegadas e chave canivete são de série. A Zen CVT X-Tronic, que sai por R$ 77.790, acrescenta apenas a transmissão continuamente variável e a ponteira do escapamento cromada. A Intense CVT X-Tronic, a R$ 83.490, agrega grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, barras de teto cromadas, faróis de neblina, retrovisor externo elétrico cromado, rodas de liga leve de 16 polegadas, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelho nos dois para-sóis, volante em couro, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera e ar-condicionado automático. A "top" Iconic CVT X-Tronic, a R$ 87.490, é a que incorpora as principais novidades, como o sistema com quatro câmeras, o alerta de ponto cego, o sensor de luminosidade, a chave-cartão hands free, as rodas de liga leve de 17 polegadas e o apoio de braço.
Nas trilhas das cataratas
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O Duster avaliado no lançamento da linha 2021 era da versão topo de linha Iconic. Desde as primeiras manobras, já fica claro que a nova direção elétrica traz mais conforto para o uso urbano.
Quando se atinge a estrada, o sistema revela firmeza e precisão. Segundo a Renault, o esforço de manobra diminuiu 35% em relação àversão anterior.
O novo Duster oferece acelerações progressivas e responde rápido ao pedal da direita, porém sem grande “exuberância”.
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Quando o motorista resolve pisar fundo no pedal do acelerador, as seis marchas simuladas da transmissão Xtronic CVT atuam com agilidade, contudo, não operam milagres. A opção da troca manual pode trazer vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas.
O conforto de rodagem oferecido pelo câmbio CVT em rodovia impressiona. Para quem prefere dirigir com calma e sem se estressar, o novo Duster é um SUV bastante agradável.
O utilitário esportivo da Renault incorpora tecnologias para aumentar a segurança, como o ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), freios ABS com AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência) e o HSA (Assistente de Partida em Rampa), que mantém o veículo parado até dois segundos após a liberação dos freios em subidas.
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O isolamento acústico absorve com eficiência a maior parte dos ruídos provenientes do motor e da rolagem dos pneus.
Em termos suspensivos, o Duster preserva o ajuste confortável, porém, transmite percepção de robustez quando trafega sobre pisos irregulares.
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A suspensão entrega um bom nível de estabilidade e absorve bem os buracos no piso.
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