Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Picape Ford F-150 Platinum | Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Como a visão externa já indica, por dentro, a cabine da F-150 Platinum é imensa. Os estribos retráteis e as alças são providenciais para ajudar na tarefa de embarcar em um modelo tão alto.
Continua depois da publicidade
O ambiente oferece amplos espaços e conforto de sobra para motorista e quatro passageiros, com tudo muito bem posicionado e funcional. Os bancos em couro são tão grandes e confortáveis que mais parecem poltronas.
Na traseira, o assoalho reto otimiza a área para as pernas. O teto é tão alto que dá até para entrar na cabine sem tirar o chapéu – e a sensação de amplitude é potencializada pelo teto solar panorâmico, de série.
No console central, a manopla de câmbio retrátil permite criar uma mesa de apoio para equipamentos, como laptops.
Continua depois da publicidade
O cluster digital tem tela multicolorida de 12 polegadas configurável e o multimídia Sync 4 com tela “touchscreen” de 12 polegadas tem conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto e reconhecimento de comandos de voz.
O som Bang & Olufsen inclui 18 alto-falantes (inclusive nos encostos de cabeça dianteiros) e amplificador, aparato suficiente para permitir performances impressionantes.
É fácil ajeitar-se a bordo da F-150. Há ajustes elétricos para a altura dos pedais, para altura e profundidade do volante e para os bancos elétricos, com dez posições para o motorista (com memória) e oito para o carona.
Continua depois da publicidade
Não faltam nichos para guardar coisas – o espaço que fica entre os bancos frontais é enorme. Sob o banco traseiro, há outro espaço de 55 litros (com chave).
O aplicativo Fordpass Connect disponibiliza funções como fechamento e destravamento remoto, partida também remota com climatização, pressão dos pneus e sistema de localização.
A F-150, uma típica representante do “american way of life”, parece um pouco hiperdimensionada em relação ao trânsito caótico e dominado pelos compactos das grandes cidades brasileiras.
Continua depois da publicidade
O tamanho e os ângulos necessários para se fazer as curvas evidentemente prejudicam a circulação da picape da Ford em meio aos engarrafamentos cotidianos. Achar uma vaga, então, requer paciência, mas o sistema de câmeras e sensores de estacionamento ajuda a não esbarrar em nada.
Com o auxílio da eletrônica, a “picapona” se revela dócil – e o fato de os outros carros tenderem a abrir espaço para algo do porte da F-150 também colabora.
Nas estradas, a F-150 fica bem mais à vontade e se comporta como um carro de luxo com caçamba. As respostas do conjunto motor/câmbio são tão elegantes que nem parecem de uma picape.
Continua depois da publicidade
Nas ultrapassagens, a potência de 405 cavalos e o torque de 56,7 kgfm mostram serviço – basta pisar que o V8 faz a F-150 ignorar seu tamanho e acelerar como se fosse um kart, apesar dos seus 2.517 quilos. De acordo com a Ford, a picape faz de zero a 100 km/h em 7,1 segundos.
O ronco do motor V8, alto e grave, reforça a vontade de se andar rápido. Mesmo com a caçamba vazia, a F-150 se comporta com surpreendente agilidade e muita estabilidade nos trechos sinuosos. O consumo fica em 6,3 km/l na cidade e em 8,6 km/l na estrada.
No entanto, como a capacidade do tanque de combustível é de absurdos 136 litros, a F-150 tem uma autonomia de mais de mil quilômetros. Com a gasolina beirando os R$ 6, encher totalmente um tanque vazio pode bater os R$ 800.
Continua depois da publicidade
Além dos modos de condução mais funcionais no asfalto – “Normal”, “Eco”, “Esportivo” e “Escorregadio” – e dos sistemas de assistência ao motorista (que incluem piloto automático adaptativo, assistente de faixas, monitor de ponto-cego, alerta de colisão com frenagem automática e assistente de cruzamentos), a segurança é reforçada pelos controles de rolagem, de estabilidade, de tração e de descida.
Os freios respondem com eficiência. Contudo, apesar de todas as tecnologias, é sempre recomendável reservar um espaço adicional para as frenagens em um veículo desse porte.
No off-road, quem “mostra serviço” são os modos de condução “Neve Intensa/Areia”, “Lama/Terra” e “Rocha/Avanço Lento”, que podem ser associados às trações 4x2, 4x4 Low, 4x4 High e 4x4 automática.
Continua depois da publicidade
Mas o melhor nos lamaçais da vida é que o torque brutal da F-150 já aparece em boa parte nas rotações baixas – ou seja, nunca falta força. O bloqueio do diferencial traseiro, as rodas de aro 20 e os pneus Hankook 275/65 A/T, para todo tipo de terreno, também dão sua contribuição para o bom desempenho nas trilhas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade