últimas notícias

Itamaraty prepara plano para retirar brasileiros da Venezuela

O Itamaraty passou a procurar desde sábado (23) brasileiros residentes na Venezuela para saber se há interesse em obter ajuda para deixar o país. "Em caso de agravamento da situação política na Venezuela, teria interesse em retornar ao Brasil, caso o governo brasileiro venha a oferecer meios de transporte?", indaga, em um formulário.

O questionário, classificado como um alerta, tem sido enviado por email e também disponibilizado no site do consulado do Brasil
em Caracas.

A assessoria de imprensa do Itamaraty afirmou que a estimativa de brasileiros residentes na Venezuela permanece em torno de 13 mil - a mesma de um mês atrás.

Dos 1.900 que responderam ao questionário até o momento, cerca de 600 manifestaram interesse em repatriação se a situação se deteriorar. O Ministério das Relações Exteriores afirmou aguardar novos contatos para então eventualmente executar um plano de retirada.

O Itamaraty também está atuando para que brasileiros que estavam em Santa Elena do Uairén, no momento do fechamento da fronteira, possam retornar ao Brasil.

De acordo com o MRE, há nesse grupo caminhoneiros e turistas que estavam na trilha do Monte Roraima, além de brasileiros que estavam no lado venezuelano por outros motivos.

As tratativas com as autoridades venezuelanas no local estão sendo feitas pelo vice-consulado do Brasil em Santa Elena. Segundo o Itamaraty, na segunda-feira, 30 brasileiros conseguiram cruzar a fronteira para o lado
brasileiro.

Cidadãos brasileiros estabelecidos há anos na Venezuela receberam o contato do consulado com surpresa, por não terem feito qualquer solicitação prévia.
(FP)

Tops da Gazeta