Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Duas barragens da mineradora MetalMig no distrito de Oriente Novo, em Rondônia, se romperam no último sábado | / reprodução Rede Amazônica
Três dias após o rompimento de duas barragens da mineradora MetalMig no distrito de Oriente Novo, na cidade de Machadinho D'Oeste, em Rondônia, mais de 350 pessoas estão isoladas (cerca de 100 famílias) devido à destruição de mais de sete pontes, que foram arrastadas com a força dos detritos das barragens. A Prefeitura de Machadinho D'Oeste realiza obras emergenciais para consertar as pontes danificadas, mas a preocupação é com uma possível contaminação do rio Belém, que abastece a cidade. Além disso, os moradores começam a pensar no escoamento da produção agrícola e com alguns alimentos que já começaram a faltar nas comunidades afetadas.
Continua depois da publicidade
Não houve registro de vítimas com o rompimento, mas os danos ambientais na região poderão ser sentidos por anos. Por meio de nota, a MetalMig afirmou que "suas barragens encontram-se intactas e seguem um rigoroso padrão de segurança recomendado pela Sedam e pela Agência Nacional de Mineração (ANM)". A empresa responsabilizou as chuvas que caíram na região. (EC)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade