últimas notícias

EUA classificam Guarda do Irã como terrorista

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou a Guarda Revolucionária do Irã como uma organização terrorista estrangeira nesta segunda-feira. A Guarda, também conhecida pela sigla IRGC, é uma força militar de elite do governo iraniano.

"A IRGC é o principal meio do governo iraniano para dirigir e implementar sua campanha terrorista global", disse o presidente Trump, em comunicado. "Se você está fazendo negócios com a IRGC, você estará financiando o terrorismo", completou o presidente norte-americano.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que a medida deve entrar em vigor em uma semana.

É a primeira vez que Washington classifica formalmente uma força militar de outro país como um grupo terrorista.

Críticos alertaram que a medida poderia levar governos hostis aos EUA a adotar atitude similar contra funcionários de inteligência e militares norte-americanos.

Os EUA já haviam criado sanções contra dezenas de entidades e pessoas ligadas à Guarda Revolucionária, mas não à organização como um todo.

No domingo, quando havia rumores de que os EUA tomariam esta decisão, o Irã prometeu tomar medidas recíprocas caso a medida se
efetivasse.

"Responderemos a qualquer ação tomada contra esta força com ação recíproca", afirmaram 255 dos 290 parlamentares iranianos em uma declaração, segundo a agência estatal IRNA.
(FP)

Tops da Gazeta