últimas notícias
Conhecido pelo estilo informal, pelas gafes e por projetos frívolos e onerosos, o deputado promete solucionar a questão do brexit
Conhecido pelo estilo informal, pelas gafes e por projetos frívolos e onerosos, o deputado promete solucionar a questão do brexit
Foto: FRANK AUGSTEIN/ASSOCIATED PRESS

Boris Johnson é eleito próximo premiê do Reino Unido

O deputado britânico Boris Johnson, 55, é o novo líder do Partido Conservador e deverá se tornar primeiro-ministro do Reino Unido nesta quarta, substituindo sua correligionária Theresa May. O resultado da eleição interna (restrita a membros da legenda) foi anunciado na manhã desta terça.

Ex-ministro das Relações Exteriores e ex-prefeito de Londres (2008-16), Johnson derrotou o atual chanceler, Jeremy Hunt, na etapa final da disputa por 66% a 34% dos votos. No começo da corrida, em junho, havia dez candidatos, mas o eventual vencedor nunca foi ameaçado.

Segundo o protocolo, May deve ter uma audiência com a rainha Elizabeth 2ª na tarde de quarta para entregar seu cargo e recomendar Johnson como sucessor.

Conhecido pelo estilo (para alguns demasiado) informal, pelas gafes e por projetos frívolos e onerosos, o deputado ascende à chefia de governo com a promessa de solucionar a maior crise da política britânica em décadas: como levar a cabo o brexit, a saída da União Europeia, decidida em plebiscito há mais de três anos. (FP)

Tops da Gazeta