últimas notícias
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e da França, Emmanuel Macron, protagonizaram um embate  neste terça-feira
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e da França, Emmanuel Macron, protagonizaram um embate neste terça-feira
Foto: EVAN VUCCI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Trump critica fala de Macron sobre 'morte cerebral' da Otan

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e da França, Emmanuel Macron, protagonizaram um embate antes da reunião de cúpula da Otan, em Londres, nesta terça-feira. Em novembro, Macron havia criticado, em entrevista à revista The Economist, a ofensiva militar da Turquia no nordeste da Síria para expulsar as milícias curdas, que considera terroristas, da região.

"O que estamos vivendo atualmente é a morte cerebral da Otan. Não há nenhuma coordenação na tomada de decisões estratégicas entre Estados Unidos e seus aliados da Otan. Nenhuma", afirmou o presidente francês.

Nesta terça, Trump afirmou que o líder francês foi muito insultante. "Foi uma declaração forte. Quando você diz algo assim, é uma declaração muito, muito desagradável aos 28 países", disse Trump, em referência ao total de integrantes da aliança militar liderada pelos EUA.

Trump ainda ameaçou taxar produtos franceses. O presidente americano disse que o país está com uma taxa de desemprego muito alta e começa a taxar produtos dos outros países. (FP)

Tops da Gazeta