X

COVID-19

Maioria dos casos importados de coronavírus para o Brasil vieram da Itália

Segundo estudo, 54,8% de todos os casos importados da Covid-19 para o País até o dia 5 de março foram de viajantes infectados na Itália, seguidos por passageiros vindos da China (9,3%) e da França (8,3%)

ALINE

Publicado em 25/03/2020 às 15:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Cruz Vermelha Italiana trabalha nos aeroportos para monitorar passageiros com sintomas / Croce Rossa Italiana/ Fotos Públicas

A Itália foi a principal origem dos primeiros viajantes infectados pelo novo coronavírus, a Covid-19, que chegaram ao Brasil entre fevereiro e início de março. De acordo com as estimativas de uma pesquisa realizada por brasileiros, em colaboração com colegas do Reino Unido, Canadá e Estados Unidos, 54,8% de todos os casos importados da Covid-19 para o País até o dia 5 de março foram de viajantes infectados na Itália, seguidos por passageiros vindos da China (9,3%) e da França (8,3%).

Segundo o estudo, apoiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) no âmbito do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE), ao contrário da China e de outros países, onde o surto avançou devagar, no Brasil mais de 300 pessoas começaram a epidemia, em sua maioria vindas da Itália.

Com o maior número de casos de coronavírus confirmados no País, São Paulo foi o principal destino desses passageiros vindos do país europeu. A capital paulista foi a primeira, inclusive, a registrar casos da doença no Brasil. O estudo mostra também que a rota Itália-São Paulo representou 24,9% do total de viajantes infectados que chegaram por aqui até o início deste mês.

Além de São Paulo, os turistas infectados também seguiram para Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Vitória e Florianópolis –, deflagrando a epidemia da Covid-19 no País.

O resultado do estudo foi publicado em um artigo no "Journal of Travel Medicine". 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

COMBATE ÀS DROGAS

Refinaria do tráfico é encontrada na zona sul de São Paulo; veja fotos

Entorpecentes e munições também foram apreendidos em operação

LIBRAS

Conheça a história da Libras

A Libras foi introduzida no brasil por padres franceses; Saiba mais

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter