últimas notícias

Mundo

A pandemia de coronavírus assolou o mundo neste ano
A pandemia de coronavírus assolou o mundo neste ano
Foto: Hygor Abreu/Prefeitura Municipal de Guarujá

Controle da Covid-19 pode levar 5 anos, diz cientista-chefe da OMS

Segundo Soumya Swaminathan, o tempo pelo qual o vírus continuará representando uma ameaça vai depender das mutações que ele possa sofrer

Ainda serão necessários quatro ou cinco anos até que o novo coronavírus esteja sob controle, disse nesta quarta (13) a cientista-chefe da OMS (Organização Mundial da Saúde), Soumya Swaminathan.

Segundo ela, o tempo pelo qual o vírus continuará representando uma ameaça vai depender das mutações que ele possa sofrer, da eficácia de medidas de restrição do contágio implantadas pelos países e do desenvolvimento de uma vacina viável. Em uma conferência digital promovida pelo jornal britânico Financial Times, Soumya disse que "não há bola de cristal" para essa previsão, e que a pandemia pode até "potencialmente piorar".

Além disso, o fracasso de governos e famílias em aplicar as vacinas já comprovadas para doenças já conhecidas mostra que é um erro apostar todas as fichas em uma descoberta científica no caso do coronavírus, disse em entrevista em Genebra o diretor-executivo da OMS, Michael Ryan.

"Desculpem se pareço cínico, mas vejam quantas doenças poderíamos ter eliminado com vacinas perfeitamente eficazes, como a do sarampo, e não o fizemos. Podemos até descobrir, produzir e entregar, mas as pessoas precisam também tomar as vacinas", disse Ryan. Segundo ele, o mais provável é que o coronavírus fique endêmico e a humanidade precise conviver com ele, como ocorre com o HIV. "Com tratamentos corretos, pode se tornar um vírus que não provoca mais pânico. Mas no momento é um patógeno novo, chegando aos humanos pela primeira vez, e é impossível estimar por quanto tempo ele ficará entre nós", disse.

Tops da Gazeta