A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 06 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Projeto determina que hospitais informem cardiopatias congênitas em recém-nascidos

O texto exige também que a instituição de saúde informe o caso a entidades e associações especializadas no assunto

09/09/2020 às 09:35

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
 O deputado Ney Leprevost (PSD-PR) é o autor do projeto

O deputado Ney Leprevost (PSD-PR) é o autor do projeto | /Divulgação/Câmara dos Deputados

O projeto de lei do deputado Ney Leprevost (PSD-PR) obriga hospitais públicos e privados a registrar casos de recém-nascidos diagnosticados com cardiopatia congênita após a realização de oxímetria de pulso, o “teste do coraçãozinho”. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.

Continua depois da publicidade

O texto exige também que a instituição de saúde informe o caso a entidades e associações especializadas no assunto. A descoberta precoce de problemas cardíacos é importante para a realização de cirurgias rápidas, segundo o autor.

“O teste do coraçãozinho e uma excelente triagem neonatal para rastrear cardiopatias congênitas criticas. O teste consiste na medição da saturação (níveis de oxigênio no sangue), através da utilização de um aparelho chamado oxímêtro”, disse o parlamentar.

“Com a realização do teste, há pouca probabilidade de que os recém-nascidos deixem a maternidade com problemas cardíacos não identificados, sendo que alguns desses problemas podem causar grave comprometimento a saúde e à vida da criança”, destacou o autor.

Continua depois da publicidade

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados