Publicidade

X

OPERAÇÃO

Escritório de Ricardo Barros, líder do governo na Câmara, é alvo do MP

Buscas fazem parte de uma de uma investigação sobre supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro para facilitar negócio no ramo de energia eólica

ALINE

Publicado em 16/09/2020 às 13:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara / /Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na manhã desta quarta-feira (16), o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná e a Polícia Civil cumpriram mandado de busca e apreensão no escritório do deputado federal Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. O escritório fica em Maringá, a 430 km da capital Curitiba.

As buscas fazem parte de uma de uma investigação sobre supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro para facilitar negócio no ramo de energia eólica, de acordo com o MP. As fraudes ocorreram, segundo o Gaeco, entre o final de 2011 e o ano de 2014.

A investigação teve início a partir da remessa de peças por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), em novembro de 2019, decorrentes de colaboração premiada feita no âmbito da Operação Lava Jato, informou a Promotoria do Paraná.

Segundo os investigadores, a apuração trata de fatos ocorridos entre o final de 2011 e 2014. Na época Ricardo Barros era Secretário da Indústria e Comércio do Paraná, durante o governo de Beto Richa.

Além do escritório do deputado, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Curitiba, Maringá, Paiçandu e São Paulo. As ordens judiciais, expedidas pela 12ª Vara Criminal da capital paranaense, estão sendo cumpridas num escritório de contabilidade e em outros três endereços comerciais (onde funcionam quatro empresas), além de quatro residências.

A assessoria do deputado, em nota, informou que Barros "está tranquilo e em total colaboração com as investigações". "O parlamentar reafirma a sua conduta ilibada e informa que solicitou acesso aos autos do processo para poder prestar mais esclarecimentos à sociedade e iniciar sua defesa. Ricardo Barros, relator da Lei de Abuso de Autoridade, repudia o ativismo político do judiciário".

Ricardo Barros assumiu a liderança do governo Bolsonaro na Câmara em agosto, substituindo o deputado Vitor Hugo (PSL-GO). Barros também foi ministro da Saúde de 2016 a 2018, durante o governo Temer.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

Fique sabendo

Entenda o que é publicidade legal e como fazer

Exigida por lei a publicidade legal é a comunicação oficiais e jurídica ao público em geral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter