últimas notícias
O presidente da Câmara dos Deputados rejeita totalmente essa tese do governo de mais um imposto para a população
O presidente da Câmara dos Deputados rejeita totalmente essa tese do governo de mais um imposto para a população
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

CPMF de novo?

O Guri do Planalto informa tudo que acontece Direto de Brasília

Nesta última semana, os líderes do governo voltaram a defender a criação de um novo tributo, nos moldes da antiga CPMF, como uma nova fonte de custeio da seguridade social. Diversos parlamentares, entre eles, Rodrigo Maia (DEM-RJ) rejeitam totalmente essa tese do governo de mais um imposto para a população. Os defensores do governo dizem que não se trata de um novo imposto e sim a substituição sobre a contribuição da a folha de salários.

Manifestação.
Diversos setores fizeram uma grande manifestação em Brasília para cobrar do governo a derrubada do veto que mantém a desoneração da folha para 17 importantes setores da economia. O Governo já admite ceder e apoiar a derrubada do seu próprio veto.

Reencontro.
Diversos senadores se emocionaram com a volta dos trabalhos semipresenciais nessa última semana, mas também lamentaram a situação de saúde pública do Brasil. “É triste voltar e ver como essa pandemia atingiu o Brasil, parece um cenário pós-apocalíptico”. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) se animou tanto com a volta dos senadores para Brasília que promoveu uma festa em um clube da cidade, eram esperados 50 senadores, mas em razão da forte repercussão negativa que teve esse encontro, apenas 20 compareceram.

Eleições no Senado.
O atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pretende usar todas ferramentas possíveis para driblar a Constituição Federal e permanecer na cadeira de presidente pelos próximos 2 anos. O ‘Muda Senado’ já se prepara para tentar impedir de qualquer forma esse descumprimento da Constituição e não descarta lançar candidatura própria. Mas dentro do próprio ‘Muda Senado’, existem senadores que pretendem apoiar Davi Alcolumbre.

Simplifica já.
O movimento que visa uma simplificação no sistema tributário vem ganhando cada vez mais força no Congresso Nacional, essa semana os representantes do grupo estiveram com os senadores Eduardo Girão, Soraya Thronicke, Jorge Kajuru e Marcos do Val. Todos gostaram muito da proposta.

Socorro aos esportistas.
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira a proposta que prevê socorro financeiro de até R$ 1,6 bilhão ao setor do esporte em razão da pandemia da Covid-19. O projeto prevê auxílio emergencial aos profissionais autônomos da educação física e aos vinculados a clube ou entidade esportiva. O relator foi o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP).

"Precisamos derrubar o Veto 26, para prorrogação da desoneração de folha de 17 setores que empregam mais de 6 milhões de brasileiros. Não podemos, em hipótese alguma, gerar milhões de desempregados em meio à pandemia"
Senador Major Olimpio, em defesa da derrubada do veto que mantém a desoneração da folha por mais um ano para 17 setores.

Comentários

Tops da Gazeta