Publicidade

X

PROJETO DE LEI

Proposta proíbe o uso de fogos de artifício em campanhas eleitorais

Projeto tramita na Câmara dos Deputados; autor do projeto diz que barulho incomoda pessoas e animais

Kelly Amorim

Publicado em 17/10/2020 às 16:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O deputado Deuzinho Filho (Republicanos-CE) é o autor do projeto / Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

O projeto de lei do deputado Deuzinho Filho (Republicanos-CE) proíbe o uso de fogos de artifício e rojões com efeito sonoro nas campanhas eleitorais. De acordo com a proposta, a proibição valerá durante o período que perdurar a pandemia de Covid-19. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Os fogos de artifício são perigosos e invasivos, além de incomodar pessoas e animais, segundo o parlamentar. “Os fogos e rojões com efeitos sonoros causam problemas auditivos gerados pelos estampidos. Provocam estresse nas crianças, incomodam quem está dormindo e pessoas em hospitais. Podem causar ataque epilético, ataque cardíaco e desnorteamento. Além disso, o barulho causado pelos fogos de artifício é nocivo a pessoas com transtorno do espectro autista”, destaca o deputado.

Deuzinho Filho ressalta que o barulho dos fogos os deixa estressados e ansiosos. “No desespero de fugir do barulho, eles podem ficar desnorteados, agressivos e se machucarem. Podem ainda sofrer ataques cardíacos, convulsões e ter a audição prejudicada”, diz.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

OPÇÕES PARA PÁSCOA

Quaresma e Páscoa com os Peixes Selvagens do Alasca

Espécimes selvagens garantem as reais propriedades dos peixes; confira a dica

OPERAÇÃO NACIONAL

Ação prende 18 suspeitos de praticar abuso sexual infantil na internet

'Operação Share' da PF foi realizada em 20 estados e no DF; 58 mandados de busca e apreensão foram cumpridos

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter