Entre em nosso grupo
2
Parte do dinheiro roubado foi abandonada pelas ruas da cidade e os criminosos fugiram; quatro foram presos pelo furto das cédulas abandonadas
01/12/2020 às 10:05
Continua depois da publicidade
Parte do dinheiro ficou espalhada pelas ruas do município e os criminosos fugiram após o crime | /Fernando Ribeiro/Futura Press/Folhapress
No início da madrugada desta terça-feira (1º), uma quadrilha sitiou o centro de Criciúma, no sul de Santa Catarina, para assaltar um banco. O grupo invadiu a tesouraria regional do Banco do Brasil, provocou incêndios, bloqueou ruas e acessos à cidade, usou reféns como escudos e atirou várias vezes. Um policial militar e um vigilante ficaram feridos. Ninguém morreu. O assalto já é considerado o maior do tipo na história do estado.
Continua depois da publicidade
"Já começamos o trabalho de investigação para afirmar que é o maior roubo em proporções em Santa Catarina", disse o delegado Anselmo Cruz, da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais). "A mobilização dos criminosos nesta madrugada é algo inédito no estado, pelo tamanho da ação."
De acordo com a Polícia Militar (PM), a quadrilha incendiou um túnel na cidade de Tubarão para tentar impedir que reforços chegassem até o local da ação. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão com placa de Dumont, cidade no interior de São Paulo, foi atravessado no túnel, na BR-101, e incendiado.
Parte do dinheiro ficou espalhada pelas ruas do município e os criminosos fugiram. Não havia informações sobre a quantidade levada e abandonada pela quadrilha até as 7h30.
Continua depois da publicidade
"Nós acreditamos, sim, que o valor levado é bastante grande, pelos vídeos que circulam nas redes sociais aqui, onde teria uma enorme quantidade de dinheiro na caçamba de uma caminhonete", afirmou o delegado Vitor Bianco à “TV Globo”.
Gente do céu o chão de Criciúma após os ladroes terem fugido com milhões pic.twitter.com/j5LzJ28P9g
— PEDRAO (@Itspedrito) December 1, 2020
Continua depois da publicidade
Foram encontrados 10 carros utilizados pelos criminosos. Os automóveis estavam em um milharal em Nova Veneza, cidade próxima a Criciúma, e eram de "alta potência e grande valor comercial", de acordo com o delegado Vitor Bianco.
Detidos
Quatro homens foram presos pelo furto das cédulas abandonadas pela quadrilha. De acordo com a Polícia Civil, o quarteto foi encontrado em um apartamento com mais de R$ 810 mil dentro de duas malas. Os quatro deverão ser encaminhados ao Presídio Regional.
Continua depois da publicidade
Além disso, a polícia encontrou cerca de R$ 300 mil pelas ruas da cidade.
Veja vídeos:
Assaltantes estão saíndo de Criciúma nesse exato momento pic.twitter.com/GGF8WiqGjv
Continua depois da publicidade
Catadores de lixo feito reféns em Criciúma... Que loucura, meu Deus! pic.twitter.com/kpWAg20zfP
— Gustavo (@gustavopqrst) December 1, 2020
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade