Publicidade

X

PANDEMIA

Para Bolsonaro, laboratórios têm que ‘ir atrás’ para vender vacina contra Covid-19

Presidente minimiza demora para início da vacinação e acredita que não precisa ‘ir atrás’ do imunizante, pois ‘quem quer vender’ que precisa apresentar o produto

Kelly Amorim

Publicado em 28/12/2020 às 15:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a minimizar a demora para o início da vacinação contra Covid-19 no Brasil / /Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a minimizar a demora para o início da vacinação contra Covid-19 no Brasil. De acordo com ele, os laboratórios deveriam estar interessados em pedir a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para as vacinas poderem ser usadas aqui.

"O Brasil tem 210 milhões de habitantes, um mercado consumidor de qualquer coisa enorme. Os laboratórios não tinham que estar interessados em vender para a gente? Por que eles não apresentam documentação na Anvisa?", argumentou Bolsonaro a um grupo de apoiadores no Palácio da Alvorada. "Pessoal diz que eu tenho que ir atrás. Não, quem quer vender (que tem). Se sou vendedor, eu quero apresentar", completou.

Há acordos do governo federal para compra da vacina da AstraZeneca futuramente. Além disso, há um memorando de intenção de compra com diversos fabricantes, sendo o pré-acordo com a Pfizer o mais citado pelo ministro Eduardo Pazuello. Além disso, o Instituto Butantan espera distribuir a Coronavac pelo Brasil. Contudo, nenhuma delas tem autorização da Anvisa para começar a ser distribuída.

Bolsonaro também disse que os fabricantes dos imunizantes não se responsabilizam por eventuais efeitos colaterais e reforçou que não vai tomar vacina, pois já contraiu a Covid-19. "Agora, quem já foi contaminado, como eu, tem que tomar de novo?", afirmou o presidente.

Entretanto, mesmo com as falas sobre as vacinas, o presidente disse que "o cheque de R$ 20 bilhões" para a compra dos imunizantes já foi assinado por ele. "Tem muita gente de olho nesse dinheiro", disse, sem citar nomes. "Impressionante como uma ou outra pessoa que a gente conhece, não vou dizer o nome aqui, jamais se preocuparia com a vida do próximo. A preocupação é outra. Não vou falar qual que é", afirmou.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

REPRESA BILLINGS

Aquático SP: Nunes diz desconhecer teor da decisão contra ônibus aquático

Após decisão da justiça de proibir transporte aquático pela represa Billings, prefeitura disse desconhecer teor da decisão e defendeu o meio de transporte

OPÇÕES PARA PÁSCOA

Quaresma e Páscoa com os Peixes Selvagens do Alasca

Espécimes selvagens garantem as reais propriedades dos peixes; confira a dica

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter