X

PROJETO DE LEI

PL reserva 5% dos postos de trabalho na construção civil para mulheres

Cota deverá ser cumprida em cada estabelecimento, empreitada ou obra em execução, segundo a proposta

Kelly Amorim

Publicado em 04/01/2021 às 09:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ) é o autor do projeto / /Acervo/Câmara dos Deputados

O projeto de lei apresentado pelo deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ) determina que as empresas de construção civil devem preencher ao menos 5% dos seus postos de trabalho operacional com mulheres.

Segundo a proposta, a cota deverá ser cumprida em cada estabelecimento, empreitada ou obra em execução.

Para o parlamentar, as mulheres estão conquistando espaço na construção civil – ambiente predominantemente masculino –, mas ainda estão longe de vencer a desigualdade de gênero.

"O mercado da construção civil registra um grande crescimento após a pandemia de Covid-19, acompanhado de maior profissionalização da mão de obra feminina", diz. "Além disso, as tecnologias hoje disponíveis nos canteiros dispensam a força física como principal atributo, que assim deixa de ser critério decisivo na hora da contratação para os postos de trabalho operacionais", diz.

A proposta que inclui a medida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) está em análise na Câmara dos Deputados.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

INTERIOR DE SÃO PAULO

Ex-prefeito de cidade do Vale do Paraíba é acusado de improbidade administrativa

Segundo o MPSP, o então prefeito pelo PSD 'praticou diversas irregularidades devidamente apuradas pelo Tribunal de Contas'

MUDANÇAS AOS TAXISTAS

Ponto de táxi do Aeroporto de Congonhas terá sorteio de vagas; veja

Prefeitura vai promover sorteio de 3.698 vagas em 1.198 pontos de táxi, inclusive no Aeroporto de Congonhas; veja outras novidades aos taxistas da Capital

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter