Publicidade

X

COVID-19

Bolsonaro diz que vacina é do Brasil e ‘não é de nenhum governador’

Em conversa com apoiadores, Bolsonaro mandou recado para João Doria, em referência à CoronaVac; presidente chegou afirmar que não compraria a vacina

ALINE

Publicado em 18/01/2021 às 15:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Bolsonaromenosprezou várias vezes o imunizante contra o vírus / /Marcelo Camargo /Agência Brasil

Após ter ficado em silêncio no dia em que a primeira pessoa foi vacinada contra a Covid-19 no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta segunda-feira (18), em referência à CoronaVac, que a “vacina é do Brasil”. Em conversa com apoiadores, Bolsonaro disse que o imunizante "não é de nenhum governador não".

O recado do presidente é direcionado ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que deu início à vacinação no Estado no domingo, logo após a aprovação para uso emergencial da Anvisa.

A declaração de Bolsonaro, sobre a CoronaVac, contradiz o que o presidente disse sobre a vacina ao longo da pandemia. Em vários momentos, Bolsonaro colocou em dúvida a segurança do imunizante, se referiu a CoronaVac como ‘a vacina chinesa de João Doria’ e chegou a comemorar a interrupção dos testes do imunizante nas redes sociais.

Leia mais:

CoronaVac começa a ser enviada para todos os estados do Brasil

Além disso, em outubro Bolsonaro fez o Ministério da Saúde suspender um acordo com o Instituto Butantan, que produz a vacina em parceria com a laboratório chinês Sinovac, para a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac. O presidente chegou a afirmar que não compraria vacina da China, porém nesta segunda, disse que governo federal vai comprar mais doses se elas estiverem disponíveis no mercado.

"Pessoal, uma notícia. Apesar da vacina...apesar não. A Anvisa aprovou, não tem o que discutir mais. Havendo disponibilidade no mercado, a gente vai comprar e vai atrás de contratos que fizemos que era para ter chegado aqui", disse o Bolsonaro.

O vídeo da conversa foi divulgado por um canal de apoio ao governo no YouTube.

 

 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

Fique sabendo

Entenda o que é publicidade legal e como fazer

Exigida por lei a publicidade legal é a comunicação oficiais e jurídica ao público em geral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter