Publicidade

X

ECOMMERCE

Lojas virtuais alcançam 20 bilhões de acessos no País em 2020

Dos 15 setores analisados, 13 tiveram aumento de visitas entre o início e o fim do ano, quando se iniciou a pandemia da Covid-19 no País

Bruno Hoffmann

Publicado em 12/02/2021 às 15:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Dados constam do Relatório dos Setores do Ecommerce no Brasil, um estudo da consultoria Conversion / / John Schnobrich/Unsplash

Durante 2020, as grandes lojas virtuais brasileiras atingiram 19,79 bilhões de acessos de consumidores. Os dados constam do Relatório dos Setores do Ecommerce no Brasil, um estudo da consultoria Conversion, agência digital líder em SEO no Brasil, que traz uma análise dos 200 maiores sites de vendas e 15 setores que compõem o cenário do ecommerce nacional.

De acordo com o relatório, dos 15 setores analisados, 13 tiveram aumento de visitas entre o início e o fim do ano, quando se iniciou a pandemia da Covid-19 no País. Como exemplo estão Farmácia & Saúde (+64,10%), Pet (+73,20%), Comidas & Bebidas (+91,20%) e Moda & Acessórios (+82,10%). As categorias de Turismo e Infantil tiveram queda de -27% e 11%, respectivamente.

Segundo o estudo, maio foi o mês que mais alavancou o crescimento dos acessos mensais e se tornou um marco do novo patamar do ecommerce nacional. O varejo ampliado (geral) deteve 52% dos acessos no on-line, seguido por Moda e Acessórios, que ampliou seu market share em 36%.

Em 2020, o comércio eletrônico teve um incremento de +34% nas visitas totais, impulsionado principalmente pelo aumento em Varejo (+39%) e Moda e Acessórios (+82%).

“Enquanto as lojas de rua e shopping centers estão reabrindo gradativa e intermitente no Brasil, o ecommerce não para de crescer e mudou para sempre o hábito de compras do consumidor. Prova disso é que, mesmo com a reabertura do varejo físico, o comércio eletrônico tem registrado recordes constantes, consolidando-se como o principal canal de vendas no País”, dsse Diego Ivo, CEO da Conversion.

Pelo mapeamento da empresa, o segundo semestre de 2020 foi o período de maior visita dos consumidores às lojas virtuais, com crescimento de 24% em relação aos seis meses anteriores.

Janeiro deste ano

O comércio eletrônico registrou em janeiro último 1,77 bilhão de acessos, o que marca um aumento de 25% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já com relação a dezembro/20, o e-commerce teve queda -6,86%.

Dos 15 setores analisados, dez tiveram aumento de mais de 20% no YoY (Year over Year), como Farmácia & Saúde (+90,42%), Pet (+75,38%), Comidas & Bebidas (+74,07%) e Casa & Móveis (+61,21%). Turismo teve queda de -25,26% comparado ao ano anterior, porém segue em recuperação com aumento de 3% no MoM.

Farmácia & Saúde liderou o ranking de setor com maior crescimento (+200%) no pós-pandemia (Janeiro vs. Fevereiro/20) e também no comparativo anual. Shopee e Shein, da categoria importados, tiveram em janeiro os maiores crescimentos no YoY (2.100% e 922%) de todos os sites analisados. Mercado Livre, o maior site do segmento, perdeu 15% de market share no YoY, já a Amazon Brasil cresceu 30% no mesmo período.

“Neste mês, o canal de busca orgânica e paga foi o que mais contribuiu nas visitas, com participação de 59%, seguido pelo canal direto, 32%. A expectativa para os próximos meses é de um crescimento irrefreável nos acessos diários”, explicou CEO da Conversion.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PRISÃO EM SP E MG

Deic de SP prende 4 comerciantes e recupera cerca de 900 joias roubadas

Prisões foram realizadas em São Paulo e Minas Gerais; outros 5 suspeitos são investigados

Vagas para estudantes

Prefeitura de Itapevi abre seleção para estágio; confira vagas e salários

Processo seletivo é organizado pelo Centro de Integração Empresa Escola; ao todo, serão 61 vagas disponíveis

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter