X

Estado

Pesquisadores alertam para chances do mar inundar bairros de Santos e Região

José Eustáquio Diniz Alves, doutor em Demografia e colunista do portal EcoDebate, diz que a possibilidade disto ocorrer é real

Da Reportagem

Publicado em 14/08/2022 às 11:35

Atualizado em 14/08/2022 às 11:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Ressaca em Santos, com mar avançando sobre a calçada e avenida da Orla / Nair Bueno/Diário do Litoral

Você já deve ter ouvido falar do Aquecimento Global e dos impactos que ele tem gerado e que ainda gerará à humanidade. Uma das alterações mais sentidas pelas cidades costeiras ao redor do mundo - principalmente no Brasil, e Santos e Região estão incluídas nisso - é o aumento do nível do mar. 

No relatório divulgado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) indica que esse aumento poderá chegar até 2,5 metros até 2100. O cenário mais provável (com 96% de chances de acontecer) é de que esse número chegue a preocupantes 60 cm. O suficiente para colocar Santos e outra centena de cidades vizinhas e ao redor do mundo em uma condição de evacuação de bairros.

A pesquisadora Célia Regina de Gouveia Souza, do Instituto Geológico de São Paulo, tem feito monitoramentos constantes sobre esses números. Há mais de 25 anos ela monitora cerca de 600 km do Litoral de São Paulo e, em seu último estudo publicado, uma observação importante foi feita: os bairros da Ponta da Praia e da Aparecida poderão ser "engolidos" pelo mar até o final desse século. Ou, se não engolidos, podem ser evacuados. Isso se dá pelo movimento de erosão, que tem se mostrado mais amplo do que era imaginado.

A pesquisadora e geóloga aponta que o Aquecimento Global (acelerado pelo homem graças a emissão desenfreada de gases na atmosfera) é um dos principais fatores para esse que é um cenário preocupante. Isso ajuda a aumentar o derretimento das geleiras, e, claro, colaborar com a aumento do nível do mar.

A linha costeira brasileira é mais vulnerável a sentir os impactos dessa mudança, tendo em vista que ela é gigantesca e com alta densidade demográfica. E Santos, por exemplo, está incluído nesse fator de risco.

José Eustáquio Diniz Alves, doutor em Demografia e colunista do portal EcoDebate, diz que a chance de ocorrerem inundações nessas cidades é real.

"A chance de haver uma grande inundação provocada pelo avanço do mar paralisando as duas cidades ainda na metade do século XXI é muito grande. Nos últimos 10 anos tenho escrito, no Ecodebate, diversos artigos mostrando os efeitos do aquecimento global e da elevação do nível do mar sobre as cidades brasileiras, o naufrágio dos deltas dos rios e os danos sobre as “benfeitorias” humanas. A realidade é que toda a costa brasileira é vulnerável e deve passar por um agravamento dos desastres provocados pelos choques das ondas sobre as “malfeitorias” da civilização", finalizou.

Pesquisadores e estudiosos estão realizando monitoramentos o tempo todo. Porém, é inegável que as últimas ressacas na cidade se comportaram de maneira um pouco mais agressiva do que se via há cerca de 10 ou 20 anos.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SAÚDE

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Com esse placar, continua proibida a comercialização, fabricação e importação, transporte, armazenamento, bem como de publicidade ou divulgação desses produtos

23 DE ABRIL

Dia Nacional da Educação de Surdos: Saiba mais sobre a data

Objetivo é dar maior visibilidade e relembrar as conquistas da comunidade com a integração de práticas inclusivas no ensino regular

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter