X

CLIMA

Alerta de chuva intensa segue em vigor para parte do litoral paulista

No geral, a previsão é de chuva em boa parte do país neste domingo (8)

Folhapress

Publicado em 08/01/2023 às 12:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

A Capital, São Paulo, também deve sofrer com chuva ao longo deste domingo / Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Estados do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil têm previsão de chuva intensa e alertas de risco por causa do volume de água neste primeiro fim de semana de 2023, segundo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

"Leia esta matéria também no Diário do Litoral".

No geral, a previsão é de chuva em boa parte do país neste domingo (8). A exceção é o Rio Grande do Sul, que, inclusive, deverá enfrentar baixa umidade. Já em Santa Catarina e no Paraná podem ocorrer chuvas isoladas.

Também não chove em alguns estados do Nordeste: em parte da Bahia e do Piauí; e em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Em relação ao Sudeste, o instituto alerta para chuva intensa no norte de São Paulo, na faixa que vai desde o litoral até Franca, no interior paulista e nos estados Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

As chuvas da madrugada deste sábado derrubaram barreiras que provocaram a interdição total da rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa (RJ), sentido Rio de Janeiro. O trânsito foi desviado para o sentido contrário da estrada federal, operando com mão única.

Os grandes volumes de chuva no Rio de Janeiro, Minas e Espírito Santo são provocados desde quarta (4) pelas áreas de instabilidade da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).

Entre a manhã de quinta (5) e a de sexta, São João Del Rei (MG) teve 85,2 mm acumulados de chuva. No Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena acumulou 71,6 mm. A maior marca foi em Nova Xavantina (MT), com 108,2 mm.

Em Belo Horizonte (MG), o fim de semana será todo nublado, com pancadas de chuva, e temperatura que oscilam entre 17ºC e 24ºC.

Na cidade do Rio de Janeiro, o sol deve aparecer levemente na manhã deste domingo e há previsão de trovoadas à tarde e à noite. A temperatura oscila entre 19ºC e 24ºC.

Em Vitória (ES), a máxima atinge 27ºC neste domingo e a tendência é que a chuva perca força a partir desta segunda-feira (9).

Em São Paulo, de acordo com o instituto, a instabilidade pode atingir grande parte do estado neste domingo, com possibilidade de grandes volumes de chuva (maiores que 60 mm) em pontos do norte e do centro-leste paulista.

Neste domingo, a temperatura sob um pouco a previsão para a máxima é de 21ºC. E assim como nos demais estados do sudeste, a chuva não dará trégua nos próximos dias.

O mesmo ocorre no centro-oeste. As capitais Brasília, Goiânia (GO) e Cuiabá (MT) também enfrentam dias chuvosos ao menos até a próxima quarta-feira (11).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Para aquecer

Friozinho pede um bom fondue: 3 locais em São Paulo

Seja doce ou salgado, o fondue aquece a todos. Por isso, a Gazeta trouxe três indicações de locais para comer fondue em São Paulo; confira!

Despoluição

Ex-governador prometeu que 'beberia água do Tietê'

Luiz Antônio Fleury Filho morreu em 2022 sem conseguir cumprir promessa feita no início de seu programa

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter