Publicidade

X

Brasil

'Botão do Pânico' completa um ano de uso em Sorocaba

Segundo a prefeitura, neste período, o dispositivo auxiliou na prisão de 14 pessoas e 11 homens foram levados para a delegacia

Matheus Herbert

Publicado em 09/02/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Botão do Pânico ajuda mulheres vítima de violência que têm medida protetiva em Sorocaba / / reprodução TV Tem

Na manhã de sexta-feira, a Prefeitura de Sorocaba divulgou um balanço após a implantação do "Botão do Pânico". De acordo com a administração, o botão foi acionado 61 vezes durante o primeiro ano de funcionamento na cidade. Neste período, o dispositivo auxiliou na prisão de 14 pessoas e 11 homens foram levados para a delegacia.

Ainda de acordo com a prefeitura, 264 mulheres atualmente usam a ferramenta que aciona a Guarda Civil Municipal caso o agressor descumpra a medida protetiva. Somente com uma senha é possível acessar o aplicativo no celular.

Somente em 2019, a ferramenta foi acionada 20 vezes e as ações resultaram em sete prisões. O caso mais recente aconteceu no dia 30 de janeiro, quando a GCM deteve um homem de 35 anos.

Os guardas encontraram ele na frente ao prédio onde a ex-mulher mora. A vítima também disse aos guardas que o ex-marido ameaçou fugir com os filhos e disse que, se ele fosse preso, iria
matá-la quando saísse da
cadeia.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, para ter acesso à plataforma, a mulher deve registrar boletim de ocorrência. Em seguida, o processo será enviado ao Fórum para apresentar o caso à justiça, na Vara de Violência Doméstica, responsável por liberar a medida protetiva.

Somente após a ordem ser expedida o juiz avalia se a vítima receberá permissão para ter acesso ao aplicativo. Após a decisão, a vítima é encaminhada ao Centro de Referência da Mulher (Cerem) para o cadastramento no "Botão do Pânico". (GSP)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Estado

Homem de 24 anos morre soterrado em obra na avenida Santo Amaro, em SP

O funcionário terceirizado da Sabesp teve parada cardiorrespiratória

Estado

Asfalto afunda e prende avião na pista do aeroporto de Congonhas

Os passageiros tiveram que desembarcar do avião, que estava prestes a decolar e a aeronave teve de ser rebocada

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software