Publicidade

X

Aperfeiçoamento

Diretor destaca 5 habilidades essenciais que empresas procuram ao fazer contratações

Expectativas das empresas em relação aos funcionários assumem um papel central

Da Reportagem

Publicado em 18/02/2024 às 14:44

Atualizado em 18/02/2024 às 15:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

É comum que as empresas ajustem suas rotas para se adaptarem às maiores mudanças do mercado / Divulgação

Com o início do novo ano, é natural que os colaboradores reflitam sobre o que o mercado de trabalho espera no próximo ano. Afinal, é comum que as empresas ajustem suas rotas para se adaptarem às maiores mudanças do mercado.

Assim, as expectativas das empresas em relação aos funcionários assumem um papel central, considerando que haverá a necessidade de busca por profissionais cada vez mais adaptáveis e resilientes.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com este cenário em mente, Benito Berretta, Managing Director da Hyper Island Américas, lista 5 habilidades que estarão na mira do mercado de trabalho no próximo ano.

APRENDIZADO CONTÍNUO.
Domínio sobre as novas tecnologias são importantes, porém com a tecnologia mudando em escalas cada vez mais fugazes, a relevância desses conhecimentos se alteram a todo momento. Então o que faz um profissional se destacar ao longo dessas mudanças é a capacidade contínua de aprender de forma eficaz. Um meta-aprendiz possui a compreensão do próprio processo de aprendizagem, o reconhecimento de diferentes estratégias de aprendizagem e o conhecimento dos métodos mais eficientes para adquirir novas habilidades e conhecimentos, além de ter uma boa autogestão do tempo.

INTELIGÊNCIA.
Inteligência emocional e colaboração também são características necessárias em um ambiente de trabalho cada vez mais interconectado. Isso porque, a habilidade de construir relacionamentos, liderar equipes de maneira eficaz e adaptar-se a diferentes culturas organizacionais será cada vez mais necessário em um ambiente corporativo em constante mudança. O pensamento crítico, sobretudo aplicado à resolução de grandes desafios, continuará sendo um diferencial, tanto para o profissional, quanto para o negócio.

OBJEÇÕES.
Falar com assertividade, se comunicar efetivamente e ter uma escuta ativa serão diferenciais significativos, visto que os colaboradores precisarão estar aptos para expressar ideias, de maneira clara e persuasiva, e capazes de se adaptar a diferentes canais e públicos, seja por meio de apresentações, redes sociais ou outras plataformas.

CRIATIVIDADE.
Criatividade e agilidade cognitiva também se destacam como características altamente valorizadas pelas corporações em 2024, devido à dinâmica cada vez mais acelerada dos processos e necessidades de resultados. Adaptar-se rapidamente a novas situações e abraçar a mudança serão vitais para impulsionar a inovação e a competitividade no ambiente corporativo.

DIVERSIDADE.
As organizações valorizam colaboradores que compreendem a importância da diversidade, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa e que buscam contribuir para um impacto positivo na comunidade na qual estão inseridos. A integração de valores éticos e ações socialmente responsáveis serão elementos diferenciadores na seleção de talentos.

O cenário corporativo de 2024 demanda uma combinação de habilidades técnicas e interpessoais. Os profissionais que conseguirem equilibrar  hard skills com aprimoramento das soft skills estarão preparados para atender às crescentes expectativas das corporações, contribuindo para um ambiente de trabalho vibrante e inovador.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SEGURANÇA PÚBLICA

Sindicato protesta contra Derrite por exclusão da Polícia Civil de operação em SP

Presidente do sindicato dos delegados disse que decisão de Derrite de dar mais protagonismo à PM em detrimento à Polícia Civil pode 'fragilizar a estrutura policial'

Programa Jovem Aprendiz

Em busca do primeiro emprego? Empresa Raízen está com 240 vagas abertas

Interessados em se candidatar devem ter entre 16 e 21 anos; não é necessário ter experiência prévia

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter