Publicidade

X

Porto

Exportadores contabilizam prejuízos com atraso recorde nos embarques de café

81% dos navios contratados para embarque do café sofreram atrasos nas escalas no Porto de Santos

Nilson Regalado

Publicado em 09/12/2023 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Os atrasos nas escalas dos navios contratados para embarque de café vêm subindo desde junho / Nair Bueno/ DL

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) não consegue mensurar os prejuízos, mas o fato é que 81% dos navios contratados para embarque do grão sofreram atrasos nas escalas no Porto de Santos em novembro. Esse foi o maior índice de atrasos em 2023. Segundo o Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela ElloX Digital em parceria com o Cecafé, 30% dos procedimentos de embarque tiveram prazos curtos de gate aberto por navio, inferiores a dois dias.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A parceria entre o Cecafé e a ElloX visa demonstrar o atual cenário logístico e subsidiar empresas, entidades governamentais e, principalmente, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), com dados concretos, para revelar os desafios enfrentados pelos exportadores de café no que se refere aos embarques para o exterior, decorrentes de atrasos de navios e gates curtos ou indisponíveis.

“Há muita complexidade para se mensurar valores exatos, mas, sem dúvida, há prejuízo com custos que envolvem armazenagem adicional, pré-stacking e atraso no recebimento do pagamento pelo café, o que interfere e atrasa o fluxo de caixa do exportador”, destacou o diretor técnico do Cecafé, Eduardo Heron, com exclusividade para o Diário do Litoral.

E os atrasos nas escalas dos navios contratados para embarque de café vêm subindo desde junho, quando 43% das escalas sofreram alterações. 

Apesar dos prejuízos causados aos exportadores, o diretor técnico do Cecafé admite que o principal motivo para os atrasos tem sido as adversidades climáticas que ocorreram na Região Sul, como ciclones e tempestades tropicais, “que impediram que muitas embarcações atracassem nos portos sulistas e se vissem obrigadas a mudar sua rota para os demais portos brasileiros, principalmente o de Santos”.

Segundo Heron, “isso fez com que o porto santista ficasse completamente lotado e, por essas questões físicas, não conseguiu agilizar os processos”.

Na tentativa de minimizar os prejuízos, o Cecafé vem atuando no sentido de “coibir cobranças indevidas ou que não são da natureza, da responsabilidade do exportador”. O diretor tem se “reunido com os terminais a respeito desses custos adicionais e logrado certo êxito. Porém, quando não há avanço, seguimos pela via administrativa, acionando e apresentando denúncias à ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários)”.

A Autoridade Portuária de Santos foi procurada, mas não se manifestou.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CRIMINALIDADE

Polícia Civil fecha empresa que aplicava golpes financeiros no centro de SP

Golpe era através de aplicativos de mensagens; 23 pessoas foram apreendidas na operação

AMARELINHA

Dorival chama são-paulinos e palmeirenses na primeira convocação

Dorival Jr. fez a sua primeira convocação para a seleção brasileira nesta sexta; veja lista

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter