Publicidade

X

Brasil

Indígena baleado morre em Roraima

ALINE

Publicado em 01/03/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O indígena venezuelano Kliver Alfredo Perez Rivero, 24, morreu na noite de quarta-feira no Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista. Ele foi ferido durante um confronto na Venezuela na sexta (22), e havia sido trazido ao Brasil para tratamento.

Rivero foi baleado no tórax e no abdômen e teve lesões no fígado e no intestino, segundo nota da Secretaria de Saúde de Roraima. Ele morreu por falência de múltiplos órgãos.

Desde sexta-feira, 25 venezuelanos feridos em confrontos na região da fronteira foram trazidos para hospitais estaduais de Roraima. Quatro tiveram alta e 20 seguem internados.

Na quinta (21), o ditador Nicolás Maduro ordenou o fechamento da fronteira com o Brasil, para bloquear a entrega de ajuda humanitária enviada pelos Estados Unidos e outros países. Na manhã de sexta (22), um grupo de indígenas que vivia na vila de Kumarakapay, na Venezuela, perto da fronteira, tentou conter a passagem de um comboio militar que se dirigia à divisa.

Os soldados abriram fogo contra o grupo e mataram uma pessoa. Cinco feridos pelos tiros foram trazidos para o Brasil para serem atendidos em Roraima.

Os ativistas que fizeram o bloqueio pertencem ao grupo indígena pemón, que se uniu ao esforço da oposição venezuelana para ajudar a receber a ajuda humanitária estrangeira. (FP)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Futebol

Quais são os times que jogarão o Brasileiro 2024?

O Brasileiro vai começar no dia 14 de abril e contará com um jogo inaugural, uma das novidades divulgadas pela CBF

Crime

Três pessoas são presas por maus-tratos em clínica de reabilitação em Vargem Grande Paulista

Uma Kombi lotada de pacientes tentou deixar a clínica para fugir da fiscalização, mas o veículo foi localizado pelos policiais

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software