X

Brasil

Manifestantes picham 'perdeu, mané' no STF e vandalizam tribunal, Planalto e Congresso

As imagens dos atos mostram os manifestantes circulando livremente pelo interior dos prédios em diferentes andares, inclusive pela rampa interna do Palácio do Planalto

Folhapress

Publicado em 08/01/2023 às 17:40

Atualizado em 08/01/2023 às 17:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Militantes bolsonaristas que invadiram neste domingo (8) o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF / Reprodução/Twitter

Militantes bolsonaristas que invadiram neste domingo (8) o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal) depredaram instalações e chegaram a pichar nas janelas do tribunal a frase "perdeu, mané".

As imagens dos atos mostram os manifestantes circulando livremente pelo interior dos prédios em diferentes andares, inclusive pela rampa interna do Palácio do Planalto –usada pelo presidente da República e ministros durante a chegada a eventos solenes.

Os manifestantes foram vistos com acesso livre pelo interior dos prédios, inclusive próximo ao gabinete da Presidência da República, mesmo após terem quebrado janelas e outros itens, jogarem cadeiras para fora e usarem mangueiras de incêndio para inundar os locais. Pichações também foram feitas nas janelas do STF.

No STF, a frase "perdeu, mané" faz alusão a uma resposta dada pelo ministro do tribunal Luís Roberto Barroso a um bolsonarista após ser hostiliem Nova York.

FRACASSO EM DESMOBILIZAÇÃO

O governo federal tem fracassado na tentativa de desmobilizar os acampamentos montados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília.

Manifestantes se mobilizam em frente a prédios militares desde a vitória eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pedem um golpe contra o petista.

Na última quarta-feira (4), o ministro da Justiça, Flávio Dino, havia afirmado que "até sexta-feira", 6 de janeiro, as mobilizações antidemocráticas seriam resolvidas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Parabéns Bertioga

Aniversário de Bertioga, neste fim de semana, terá show de Fábio Jr; veja programação

A entrada é gratuita, sendo opcional a doação de 1 kg de alimentos não perecíveis

Copa no Brasil

Brasil vence eleição e vai ser sede da Copa do Mundo de futebol feminino

País recebe o campeonato em 2027; eleição aconteceu durante o 74º Congresso da Fifa, em Bangcoc, na Tailândia

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter