X

PRIMEIRA VIAGEM DO PRESIDENTE

Na Argentina, Lula se desculpa por falas agressivas de Bolsonaro

A visita à Argentina é o primeiro compromisso internacional de Lula desde que voltou à presidência

Da Reportagem

Publicado em 23/01/2023 às 16:51

Atualizado em 23/01/2023 às 17:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Lula desembarcou na Argentina, no domingo (22). Em uma rede social, ele afirmou que deseja retomar laços / Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou nesta segunda (23), durante visita a Buenos Aires, sobre a relação entre Brasil e Argentina durante o governo Bolsonaro.

Em declaração ao lado do colega argentino Alberto Fernández, Lula pediu desculpas ao povo argentino por "grosserias" feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

A visita à Argentina é o primeiro compromisso internacional de Lula desde que voltou à presidência.

"Hoje é a retomada de uma relação que nunca deveria ter sido truncada. A minha presença como primeira viagem feita depois da minha eleição a um país estrangeiro é para dizer ao meu amigo Alberto Fernández que nós vamos reconstruir aquela relação de paz, produtiva, avançada, de dois países que nasceram para crescer, se desenvolver e gerar melhores condições de vida para os seus povos", disse Lula.

"Estou pedindo desculpas por todas as grosserias que o último presidente do Brasil, que eu trato como um genocida por causa da responsabilidade com o cuidado com a pandemia, todas as ofensas que fez ao Fernández", completou o presidente brasileiro.

O relacionamento entre Brasil e Argentina ficou estremecido durante o governo de Jair Bolsonaro em razão de diferenças, sobretudo, ideológicas. Durante seu mandato, Bolsonaro criticava a condução política do governo argentino após a eleição de Alberto Fernández, um político de esquerda.

Em outubro de 2020, por exemplo, Bolsonaro chamou o governo argentino de Fernández de "esquerdalha".

Lula desembarcou na Argentina, no domingo (22). Em uma rede social, ele afirmou: "Vamos retomar laços. O Brasil está voltando ao cenário internacional e atuará pelo fortalecimento do Mercosul".

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PRESOS EM FLAGRANTE

Polícia prende dupla que tentava instalar 'chupa cabra' em caixa eletrônico da Grande SP

De acordo com a Polícia Civil, dispositivo estava conectado a uma central interligada ao equipamento

Segurança

Marcha para Jesus: PM de São Paulo reforça segurança

A caminhada terá início na Estação Luz do Metrô, às 10h; Durante o evento, policiais à paisana estarão em meio à multidão

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter