X

Enem 2022

Nota do Enem 2022 é divulgada nesta quinta-feira

A antecipação no calendário da prova foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT)

FOLHAPRESS

Publicado em 09/02/2023 às 09:03

Atualizado em 09/02/2023 às 09:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O Enem é a principal porta de entrada do ensino superior público / Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que sairia apenas na segunda-feira (13), foi antecipado para esta quinta-feira (9). A antecipação no calendário da prova foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

Nas redes sociais, estudantes comentavam as notas no início da manhã. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) ainda não informou oficialmente se todas as notas já foram divulgadas. Os estudantes precisam acessar a Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/) até que seu boletim de desempenho apareça.

O Enem é a principal porta de entrada do ensino superior público, mas também serve para ter acesso a instituições privadas, universidades internacionais e os programas como Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Neste ano, o período de inscrição para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa do Ministério da Educação que seleciona estudantes para universidades públicas de todo o país, é de 16 a 24 de fevereiro, e o resultado será divulgado no dia 28.

As inscrições para o Prouni, que distribui bolsas de estudo parciais (50% de desconto) e integrais (100%) em universidades particulares, serão abertas no dia 28 de fevereiro e terminarão em 3 de março. Os resultados sairão de 7 a 16 de março (1ª chamada) e 21 a 30 de março (2ª chamada).

Para participar do programa é necessário ter renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês (R$ 3.906 por pessoa), além de ter estudado em escola pública durante todo o ensino médio ou com bolsa de 100% em colégio privado.

Já o Fies, programa federal de financiamento que concede empréstimos aos estudantes de baixa renda para estudar em universidades privadas, terá suas inscrições de 7 a 10 de março, e o resultado sairá dia 14. Nesse programa, o estudante precisa quitar a dívida ao final do curso, de acordo com o contrato assinado.

No Fies também é necessário ter renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês. O candidato pode se inscrever no processo seletivo se participou de qualquer edição do Enem desde 2010, com média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação.


            

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PRESOS EM FLAGRANTE

Polícia prende dupla que tentava instalar 'chupa cabra' em caixa eletrônico da Grande SP

De acordo com a Polícia Civil, dispositivo estava conectado a uma central interligada ao equipamento

Segurança

Marcha para Jesus: PM de São Paulo reforça segurança

A caminhada terá início na Estação Luz do Metrô, às 10h; Durante o evento, policiais à paisana estarão em meio à multidão

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter