X

comunicação

Pela primeira vez planos pós-pagos superam os pré-pagos; saiba as vantagens

A popularização do 5G acelera essa tendência que é resultado de uma estratégia comercial das operadoras

Yasmin Gomes

Publicado em 20/05/2024 às 20:30

Atualizado em 20/05/2024 às 23:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pela primeira vez planos pós-pagos superam os pré-pagos / Hannah Busing/Unsplash

Os planos de celulares pré-pagos (de cartão) vêm perdendo espaço para as linhas pós-pagas (de conta mensal).

Os pré-pagos, somaram, em março, 107,1 milhões de clientes. É pouco menos que os 107,8 milhões de adeptos da conta no fim do mês, segundo levantamento da consultoria Teleco com base em dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Mudança estratégica

Cada vez menos se fala ao telefone e mais se utiliza o tráfego de dados por aplicativos de mensagens e redes sociais, por exemplo, reduzindo a atratividade do celular de cartão. A popularização do 5G acelera essa tendência.

A mudança é resultado de uma estratégia comercial das operadoras, que vêm reduzindo os preços dos planos pós-pagos, acelerando essa migração e aumentando as receitas recorrentes em meio às mudanças na forma como as pessoas usam o celular.

O que é o pós-pago?

Plano pós-pago é um tipo de modelo de telefonia móvel (telefonia celular) em que o cliente paga pelos serviços depois de utilizá-los, ou seja, paga por aquilo que consumiu em um período predeterminado.

Quais as vantagens de usar o plano pós-pagos?

  • Conforto: O cliente não precisa se preocupar em ficar sem saldo, como pode ocorrer nos demais planos, desde que a fatura seja paga no final do mês.
  • Mais benefícios: Os planos pós-pago geralmente oferecem mais benefícios, como ligações ilimitadas, internet ilimitada e aplicativos ilimitados.
  • Melhor qualidade de sinal: As operadoras costumam priorizar o atendimento aos clientes pós-pagos, o que pode resultar em melhor qualidade de sinal.

O que é o pré-pago?

O plano pré-pago é a opção mais econômica e flexível, uma vez que não há faturas ou vínculos fixos com a operadora, diferentemente do que ocorre com o pós-pago e o controle. Para ter Internet, enviar mensagens, fazer ligações e usar outros serviços, o cliente precisa fazer uma recarga.

Ou seja, é gasto apenas aquele saldo que é creditado com antecedência pelo consumidor.

Quais as vantagens de usar o plano pré-pagos?

A vantagem é a economia e a capacidade de ser cobrado apenas quando faz uso do telefone. Essas ofertas, porém, costumam incluir franquias menores de internet e minutos de ligações, tornando mais complicada a vida do consumidor.

Siga as notícias da Gazeta no WhatsApp ou pelo Google Notícias 

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SUSTO EM GUARULHOS

VÍDEO: maior avião de passageiros do mundo tem voo cancelado após problema técnico

Voo da companhia aérea Emirates, considerado o maior avião de passageiros do mundo, precisou ser cancelado após apresentar falha durante os primeiros minutos da decolagem

Tragédia

Dono de bar é morto com golpes de canivete no pescoço após defender mulher de assédio

Proprietário do Malta Rock Bar expulsou o homem por ele ter cometido assédio sexual contra uma funcionária

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter