Publicidade

X

Brasil

PF faz operação contra o tráfico de drogas em voos

Operação desarticulou quadrilha especializada em transportar drogas do exterior para o Brasil e também para EUA e Europa

ALINE

Publicado em 22/02/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

A Justiça Federal autorizou o bloqueio de contas bancárias e a apreensão de 47 aeronaves / /Divulgação PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira uma operação de grandes proporções para desarticular financeiramente uma quadrilha especializada em transportar drogas do exterior para o Brasil e também para Estados Unidos e Europa.

Cerca de 400 policiais cumpriram 54 mandados de prisão e 81 de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal em Palmas (TO). As ações aconteciam em Tocantins, Goiás, Paraná, Pará, Roraima, São Paulo, Ceará e Distrito Federal, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar de Goiás.

A Justiça Federal autorizou o bloqueio de contas bancárias de 100 pessoas e empresas envolvidas, além da apreensão de 47 aeronaves e do sequestro de 13 fazendas com mais de 10 mil cabeças de gado bovino.

Foi requisitada também a inclusão dos nomes de seis investigados no Sistema de Difusão Vermelha, a lista internacional de procurados da Interpol. As identidades delas não foram divulgadas.

Segundo a investigação, iniciada há dois anos, entre meados de 2017 e 2018 o grupo suspeito fez no mínimo 23 voos transportando em média 400 quilos de cocaína cada, totalizando mais de nove toneladas.

"Os investigados devem responder, na medida de suas participações, por tráfico transnacional de drogas, associação para o tráfico, financiamento ao tráfico, organização criminosa, lavagem de dinheiro e atentado contra a segurança do transporte aéreo", informou a PF.

A operação foi batizada de Flak, alusão a uma expressão das tropas aliadas, durante a Segunda Guerra Mundial, para se referirem à artilharia antiaérea alemã. (FP)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Estado

Avenida São João fechada para lazer aos domingos opõe moradores e empresários

Moradores afirmam ser irresponsável bloquear garagens em um perímetro com tantos residentes

Estado

Expo Empreendedoras é atração em Itanhaém

Feira vai reunir 110 empreendedoras, neste sábado (9) e domingo (10), no Hotel Pousada Miami, na Praia dos Sonhos

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software