X

ENSINO SUPERIOR

Prazo para inscrições do Enem 2024 vão até sexta-feira

Prorrogação foi divulgada no último sábado (8)

Natália Brito

Publicado em 13/06/2024 às 13:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além das inscrições, os participantes podem solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social, se necessário / Valter Campanato/Agência Brasil

O prazo para inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi prorrogado até esta sexta-feira (14). Essa prorrogação foi publicada no último sábado (8), na edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Inicialmente, o prazo se encerraria no dia 7 de junho.

Além das inscrições, os participantes podem solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social, se necessário.

Data das provas 

O Inep aplicará as provas em 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades da Federação. Os estudantes do 3º ano do ensino médio de escola pública não pagam taxa de inscrição. Quem não é isento deve pagar a taxa de inscrição (R$ 85) até 19 de junho.

Pagamento

O boleto (gerado na Página do Participante) pode ser pago no Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR Code que consta no boleto. 

A aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência, na edição de 2023, não significa que a inscrição para o Enem 2024 foi realizada automaticamente. É necessário se inscrever no exame para participar. 

Como fazer a inscrição

Para realizar a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br. Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.

O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem.

Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos. 

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

DISPUTA NA GRANDE SP

Pré-candidato do PL em Guarulhos anuncia vice e fala em 'momento histórico'

'Um momento histórico e de mudanças aqui para a nossa cidade', afirmou Sanches ao anunciar a formação da chapa

Mercedes me Connect

Mercedes apresenta Classe E 300 Exclusive: experiência digital e sistema híbrido

O carro tem ainda sistema Keyless-Go para partida do motor sem chave e abertura do porta-malas e teto solar panorâmico

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter