últimas notícias
Em 2000 o prédio centenário em Porto Feliz recebeu a Biblioteca Municipal e o Arquivo Histórico
Em 2000 o prédio centenário em Porto Feliz recebeu a Biblioteca Municipal e o Arquivo Histórico
Foto: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Centenário de edifício terá comemorações

PORTO FELIZ. Artistas da cidade serão convidados a criar obras em homenagem ao prédio da Biblioteca Pública Municipal

A Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Diretoria de Cultura, Esportes e Turismo, irá realizar, em abril deste ano, uma comemoração pelo centenário do prédio da antiga Estação Ferroviária, que hoje abriga a Biblioteca Pública Municipal Dr. Cesário Motta e o Arquivo Público Municipal Sérgio Buarque de Holanda.

Para a comemoração, uma das ações programadas é o convite a todos os artistas de Porto Feliz para contribuírem criando obras inspiradas no prédio. Os trabalhos serão doados para exposição e uso da biblioteca, além de serem divulgados nas redes sociais com a devida indicação de autoria.

As regras para participar são:

1. Esta atividade não se trata de concurso ou similar, não havendo competição, nem premiação.

2. Serão consideradas apenas obras originais: pinturas, desenhos, fotos, colagens, esculturas e obras artísticas mistas destas.

3. Os artistas têm liberdade total na escolha das técnicas.

4. Os artistas têm liberdade de criação, ressalvado:

4.1. a permanência no tema;

4.2. o respeito aos bons costumes. Trabalhos com teor violento, que façam apologia a drogas, crime etc, ou com intuito comercial não serão
aceitos.

5. O artista cede à biblioteca os direitos de uso da imagem da obra por tempo
indeterminado.

6. Os originais doados à biblioteca não serão devolvidos e terão seu destino determinado pela biblioteca.

7. O artista poderá assinar a obra com um pseudônimo ou com o nome verdadeiro, e nesse caso poderá deixar uma biografia, que será postada junto com a obra. Também um endereço na Internet, como Facebook, blog etc.

8. Os trabalhos deverão ser enviados até o dia 31 de março.

9. Os arquivos de imagem podem ser nos formatos JPG ou PNG. Podem ser enviados através do e-mail da biblioteca ([email protected]) ou entregues no local, em um pendrive.

• Os originais ou cópias deles deverão ser deixados na biblioteca e doados mediante assinatura. Só serão aceitas imagens de formato máximo A2 (594 x 420 cm).

• A divulgação das obras está programada para ter início em 20 de abril de 2020, quando começam as comemorações do centenário biblioteca em Porto Feliz.

ANTIGA CONSTRUÇÃO.

Construído para ser uma estação de trem da EFS (Estrada de Ferro Sorocabana), teve essa função por 40 anos. Então, em 1960 o ramal foi desativado. Depois disso o prédio chegou a abrigar o SAAE e o Ministério do Trabalho, mas ficou boa parte desse tempo fechado. Até que em 1999 foi restaurado e em 2000 recebeu a Biblioteca Municipal e o Arquivo
Histórico.

(GSP)

Tops da Gazeta