últimas notícias
Segundo o Corpo de Bombeiros, apenas em abril de 2020 foram registradas 88 ocorrências com foco de incêndio em Sorocaba
Segundo o Corpo de Bombeiros, apenas em abril de 2020 foram registradas 88 ocorrências com foco de incêndio em Sorocaba
Foto: Divulgação GCM

Ocorrências de queimadas dobram em Sorocaba e Jundiaí em relação a 2019

O tempo seco registrado nas últimas semanas fez com que Sorocaba ficasse quase um mês sem chuvas, atingindo a marca do mês de abril menos chuvoso dos últimos 20 anos e contribuindo para o aumento no número de casos de queimadas na cidade. As informações são do "G1".

Segundo o Corpo de Bombeiros, apenas em abril de 2020 foram registradas 88 ocorrências com foco de incêndio, enquanto que, no mesmo período de 2019, 55 ocorrências foram relatadas.

De janeiro a abril de 2020, os números no município de Sorocaba também apontam um crescimento em relação a 2019. Neste ano, foram registradas 244 ocorrências. Em 2019, foram 171 registros de focos de incêndio.

O frio intenso registrado na cidade esta semana foi causado por uma frente fria vinda do norte da Argentina, do Paraguai e do sul do País, promovida pela formação de um ciclone extra-tropical que se aprofundou ao largo da costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai. Mesmo assim, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não prevê chuvas para Sorocaba nos próximos dias.

JUNDIAÍ.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Jundiaí, como o mês de abril marca o início do período de estiagem, a tendência é de aumento no número de ocorrências de incêndio.

Em abril de 2019, foram atendidas 26 ocorrências desse tipo em Jundiaí, enquanto que, em 2020, o número subiu para 80.

No ano todo, até o fim de abril, foram 101 ocorrências atendidas envolvendo focos de incêndio, enquanto que, no mesmo período de 2019, foram registradas 58
ocorrências.

Para o 19º Grupamento de Bombeiros, o principal motivo do aumento significativo de casos é o nível de chuvas no mês de abril em 2019 e em 2020.
(GSP)

Tops da Gazeta