últimas notícias
Foram acesas velas em frente à Secretaria de Cultura e Turismo
Foram acesas velas em frente à Secretaria de Cultura e Turismo
Foto: Divulgação

Artistas de Tietê promovem ato a favor da cultura

Ato teve como destino a frente da Secretaria de Cultura de Tietê, localizada no Largo São Benedito; foram colocadas faixas com a frase 'Artistas em Luto, Artistas em Luta'

Um grupo de artistas pertencente ao recém-criado Fórum da Cultura de Tietê (FORCUT), no interior de São Paulo, promoveu uma intervenção artística intitulada "Instalação Manifesto". O ato percorreu a Praça Dr. Elias Garcia e teve como destino a frente da Secretaria de Cultura de Tietê, localizada no Largo São Benedito.

O movimento, que contou com 18 artistas do município, começou as 23h da última quarta-feira (25). Em frente à Secretaria de Cultura e Turismo, foram acesas velas e colocadas faixas com a frase “Artistas em Luto, Artistas em Luta”.

Os artistas decidiram escolher a instalação para expor as suas revoltas com a aplicação da Lei Aldir Blanc na cidade. Desde que a lei foi sancionada, alguns artistas do município tentaram manter o diálogo entre os poderes executivo e legislativo para valer de forma plena a Lei Aldir Blanc.

Contudo, as tentativas e tratativas não obtiveram sucesso e resultaram em editais excludentes.

A Secretaria de Cultura foi assistida pelos artistas tieteenses, Fórum de Cultura Metropolitano de Sorocaba (Forcults); Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo (SATED-SP); Observatório da Cultura Região Metropolitana de Sorocaba (OC RMS), mas ressaltou que usaria a lei de uma forma um pouco distorcida, sem pensar no cadastro e outras etapas para a execução de um plano de ação bem elaborado que contemplasse a realidade da cidade.

A verba que poderia beneficiar os artistas prejudicados pela crise causada pela Covid-19, será submetida à uma distribuição que apenas contempla eventos da prefeitura.

Comentários

Tops da Gazeta