últimas notícias
Segundo o Saae, uma diminuição da pressão da água poderá ser sentida em algumas residências nos próximos dias
Segundo o Saae, uma diminuição da pressão da água poderá ser sentida em algumas residências nos próximos dias
Foto: THIAGO NEME/GAZETA DE S.PAULO

Avecuia está com nível baixo, moradores de Porto Feliz terão que ecomomizar água

De acordo com o serviço de água e esgoto, as águas do ribeirão Avecuia, principal manancial do município, abastecem 67% da população porto-felicense

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) comunicou nesta quarta-feira (24) que o principal manancial de abastecimento de Porto Feliz está com o nível baixo. As águas do ribeirão abastecem 67% da população
porto-felicense.

De acordo com a nota divulgada pelo Saae nas redes sociais, o município passa por "um período de estiagem".

Em razão disso, ainda segundo o Saae, "o nível dos reservatórios está baixo".

Durante a semana, no local da captação, o ribeirão Avecuia estava com o nível marcando 71 cm. O Saae pediu para que a população "use a água com consciência" e pratique medidas de economia. Apesar do alerta, segundo o Saae, não há risco de falta de abastecimento.

Também de acordo com o Saae, no momento não há previsão de racionamento. "Operamos a cada dia de forma técnica em várias frentes para manter o pleno abastecimento de água na nossa cidade. Contudo, uma diminuição da pressão da água poderá ser sentida em algumas residências nos próximos dias, em decorrência das manobras de regulagem de pressão que estão sendo feitas cuidadosamente na rede de distribuição. É normal e será passageiro. Continue economizando", diz a nota do Saae.

O Saae pediu em suas redes sociais para a população economizar e evitar desperdícios. "Estamos em campanha nas nossas redes sociais, com carro de som nas ruas e também destinamos a nossa equipe de fiscalização para que oriente a população onde possa estar havendo desperdício. Economize água e compartilhe essa ideia com sua família e seus amigos", diz a campanha do Saae.

Na campanha divulgada, a autarquia dá dicas de como a população se deve fazer para economizar água. Segundo o Saae, em vez de mangueira, usar balde e vassouras; tomar banhos curtos, acumular as roupas antes de lavar e sempre verificar se as torneiras estão fechadas quando escovar os dentes.

O Saae também orienta para tomar cuidados com vazamentos em canos, torneiras e chuveiros. "Regue suas plantas pela manhã ou após o pôr do sol. Sob sol forte, a água evapora muito rápido", diz a campanha do Saae.

A autarquia pediu para a população denunciar em casos de desperdício de água. "As denúncias de irregularidades sempre serão bem vindas e serão apuradas. A população pode utilizar dos nossos canais de ouvidoria para essa finalidade ligando para 15-3261-9600, 0800 010 96 10 ou ainda enviando um e-mail para a ouvidoria", finalizou a autarquia. 

 

Tops da Gazeta