últimas notícias
Criança sendo imunizada contra a Poliomielite; multivacinação foi iniciada no Estado na sexta-feira (1º)
Criança sendo imunizada contra a Poliomielite; multivacinação foi iniciada no Estado na sexta-feira (1º)
Foto: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Porto Feliz realiza campanha de multivacinação para atualizar cadernetas

Desde recém-nascidos até jovens de 15 anos poderão receber vacinas pendentes; no total, serão oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo iniciou nesta sexta-feira (1º) a Campanha Estadual de Multivacinação para crianças de todas as faixas etárias e adolescentes de até 15 anos de idade. Em Porto Feliz, a administração divulgou que a campanha acontece nas unidades de saúde do Vante, Patucci, Angélica, Bambu, Bom Retiro e Caic.

Ainda de acordo com a prefeitura, o atendimento nas unidades será das 8h às 15h. Já no posto de saúde do Jardim Excelsior (Popular), a vacinação acontece das 8h às 18h.

MUTIRÃO DE VACINAÇÃO.

Os pais ou responsáveis por crianças de todas as idades e adolescentes de até 15 anos devem levá-los ao posto de saúde de Porto Feliz com a carteira de vacinação em mãos. O profissional irá avaliar quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

Em situações de perda da caderneta de vacinação, a recomendação é comparecer ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidade.

COBERTURA VACINAL.

A medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos. No total, serão oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças.

Até o dia 29 de outubro, os profissionais dos postos atuarão para conferir e atualizar individualmente as cadernetas desse público e aplicar as doses.

Haverá ainda um “Dia V”, marcado para 16 de outubro, terceiro sábado da campanha. Nessa data, das 8h às 17h, profissionais estarão trabalhando em postos fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo. Os cidadãos devem consultar a programação de seus municípios.

“Esta campanha é mais uma oportunidade que temos de lembrar os pais e responsáveis sobre a importância da imunização para proteger as crianças e adolescentes contra doenças preveníveis e suas possíveis complicações”, disse na última semana, o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Comentários

Tops da Gazeta