Publicidade

X

Litoral Norte

Ilhabela realiza semana do Lixo Zero no próximo mês

NELY

Publicado em 27/09/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realizará, entre os dias 18 e 27 de outubro, a Semana do Lixo Zero, com intensa programação.

O evento é uma mobilização em torno da redução, gestão e encaminhamento correto de resíduos, onde quase 100 cidades brasileiras realizam a Semana Lixo Zero.

A ação é organizada por embaixadores locais e será realizada em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, o Instituto Lixo Zero (ILZ), idealizador da iniciativa, além de empresas privadas e sociedade civil.

Neste ano, as ações têm como foco a conscientização de que cada indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. A ideia é mostrar para a sociedade que os recursos públicos usados para gestão e encaminhamento de resíduos pode ser investido em saúde, educação ou infraestrutura. Além disso, o investimento em compostagem de resíduos orgânicos e em reciclagem gera emprego e renda.

"Hoje, cada um de nós gasta mais de R$ 100 por ano com coleta e destinação do lixo. Se transformarmos isso em escolas, são mais de dez mil escolas jogadas no lixo, literalmente. Ou 20 mil postos de saúde, 15 universidades federais, 15 mil quilômetros de estradas, por exemplo. Isso por ano, todos os anos. Em resumo, estamos jogando melhorias para as cidades no lixo", explica o presidente do ILZ, Rodrigo Sabatini.

Mobilização.

Em parceria com instituições públicas e privadas locais, a ideia da Semana, além de conscientização, é mostrar para governos e sociedade que é possível gerir, de forma mais inteligente, o lixo gerado por todos. O encaminhamento correto dos resíduos, evitando o máximo possível a sua geração, são algumas propostas trabalhadas em diversas ações realizadas em cidades como Florianópolis (SC), Joinville (SC), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Santos (SP), Recife (PE), Manaus (AM) e até a pequena Marau, de 50 mil habitantes, no Rio Grande do Sul.

Ilhabela decretou, em 2018, a lei 1308, que contribui para a manutenção da qualidade de vida e beleza do turismo exemplar. De acordo os organizadores, Tatiana Araújo, Samuel Costa e Fernanda Frediani, a expectativa para essa edição é envolver muitos voluntários. As ações são organizadas por parceiros da sociedade civil, cooperativas e associações locais, entidades públicas e privadas e instituições de ensino em locais estratégicos da cidade.

"Queremos envolver, cada vez mais, as pessoas para que possamos espalhar a mensagem de que é possível reduzir nossa produção de resíduos e tornar nossa cidade mais sustentável e tornar Ilhabela uma cidade Lixo Zero", comentam os organizadores. (GSP)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter