últimas notícias
Prefeito discute encontro, que ocorre na segunda e é aberto para a participação em geral
Prefeito discute encontro, que ocorre na segunda e é aberto para a participação em geral
Foto: DIVULGAÇÃO/PMPF

Audiência pública discute uso de água subterrânea

Audiência pública discute controle e restrição da captação da água subterrânea depois de acidente ambiental em 1983

A Prefeitura de Porto Feliz, o SAAE de Porto Feliz e a Câmara Técnica de Proteção das Águas do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBHSMT), convidam a população para participar na próxima segunda-feira (17) da Audiência Pública para o controle e restrição da captação de água subterrânea na região sul do município.

O encontro, aberto para a participação em geral, acontece às 10h, na Estação das Artes. A iniciativa visa o melhor cuidado ao meio ambiente, à saúde e à qualidade de vida da população, após o acidente ambiental ocorrido no ano de 1983, no local das extintas instalações da empresa USA Chemicals, nas proximidades da rodovia SP-97.

CONTAMINAÇÃO.

O acidente, ocorrido há mais de 35 anos, na propriedade rural Chácara São Vicente, aconteceu quando um caminhão atingiu um dos tanques da USA Chemical, que alugava o espaço para armazenar o componente químico hidrocarboneto clorado residual, o que provocou o vazamento de cerca de 500 metros cúbicos do produto. Um total de 200 metros cúbicos foram recuperados e a outra parte escorreu e infiltrou no solo.

Desde então, a Cetesb passou a monitorar o local, com coleta de água dos poços artesianos, cursos d'água, açudes e nascentes existentes na região, onde fica o Aquífero Tubarão - principal unidade geológica de captação de água do município, usada, inclusive, para abastecimento da cidade, que não apresenta indício de contaminação. (GSP)

Tops da Gazeta