últimas notícias
O município de Sorocaba registrou mais de 380 ocorrências de queimadas entre agosto e outubro
O município de Sorocaba registrou mais de 380 ocorrências de queimadas entre agosto e outubro
Foto: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE SOROCABA

Sorocaba registrou mais de 380 queimadas

ENTRE AGOSTO E OUTUBRO. Do total, 138 foram atendidas pela equipe dos Bombeiros

Entre agosto e outubro deste ano, o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura da cidade de Sorocaba atenderam a 384 ocorrências de queimadas na cidade. Do total, 138 foram atendidas pela equipe do Corpo de Bombeiros e 246 pela Brigada Corta-Fogo. As informações são do "G1".

As queimadas trazem danos à saúde e ao meio ambiente, pois a fumaça e a fuligem podem provocar doenças respiratórias graves, comprometendo principalmente quem sofre de asma e de bronquite.

Outro risco está na queima ilegal de lixo quando são lançados na atmosfera compostos tóxicos que podem provocar severas irritações às vias respiratórias.

Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, que é o principal responsável pelas alterações climáticas do planeta, ocasionando fragilidade na atmosfera.

Ao presenciar uma queimada, o cidadão deve ligar para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros). Já denúncias devem ser feitas pelo telefone 156 (Prefeitura de Sorocaba).

A prática é criminosa e a multa pode chegar a
R$ 3.030, conforme a lei municipal nº 10.151, de 27 de junho de 2012.

As pessoas também podem contribuir não ateando fogo em mato, lixos e folhas; descartando corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; não jogando bituca de cigarro nas vias públicas; e orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas da queimada.
(GSP)

Tops da Gazeta