Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O município de Sorocaba registrou mais de 380 ocorrências de queimadas entre agosto e outubro | /DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE SOROCABA
Entre agosto e outubro deste ano, o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura da cidade de Sorocaba atenderam a 384 ocorrências de queimadas na cidade. Do total, 138 foram atendidas pela equipe do Corpo de Bombeiros e 246 pela Brigada Corta-Fogo. As informações são do "G1".
Continua depois da publicidade
As queimadas trazem danos à saúde e ao meio ambiente, pois a fumaça e a fuligem podem provocar doenças respiratórias graves, comprometendo principalmente quem sofre de asma e de bronquite.
Outro risco está na queima ilegal de lixo quando são lançados na atmosfera compostos tóxicos que podem provocar severas irritações às vias respiratórias.
Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, que é o principal responsável pelas alterações climáticas do planeta, ocasionando fragilidade na atmosfera.
Continua depois da publicidade
Ao presenciar uma queimada, o cidadão deve ligar para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros). Já denúncias devem ser feitas pelo telefone 156 (Prefeitura de Sorocaba).
A prática é criminosa e a multa pode chegar a
R$ 3.030, conforme a lei municipal nº 10.151, de 27 de junho de 2012.
As pessoas também podem contribuir não ateando fogo em mato, lixos e folhas; descartando corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; não jogando bituca de cigarro nas vias públicas; e orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas da queimada.
(GSP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade