Publicidade

X

Capital

Multidão enfrenta fila por emprego

NO ANHANGABAÚ. Pela manhã já havia cerca de 15 mil pessoas na fila em busca de uma das 6 mil vagas oferecidas por 26 empresas

Matheus Herbert

Publicado em 27/03/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O mutirão acontece até sexta-feira, mas só será atendido quem pegou uma senha nesta terça / /Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress

Milhares de pessoas formaram nesta terça-feira uma fila gigantesca em frente ao Sindicato dos Comerciários, no vale do Anhangabaú, no centro da capital paulista, em busca de uma vaga de emprego. Até sexta-feira (29), o sindicato e a Prefeitura de São Paulo promovem mutirão para quem busca se recolocar no mercado de trabalho.

Segundo o presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores) e do Sindicato dos Comerciários, Ricardo Patah, por volta das 7h30 já havia cerca de 15 mil pessoas na fila. Inicialmente, estão sendo oferecidas 6.000 vagas de emprego por 26 empresas recrutadoras. No total, há cem conveniadas com o sindicato. Até sexta-feira, haverá um rodízio de empresas para participar do mutirão.

"A conta da exclusão de vários anos de recessão quem paga são os municípios. As UBSs recebem mais gente, as creches têm mais fila, há mais solicitações de cesta básica", afirma o prefeito Bruno Covas (PSDB). Ele citou a importância da união da prefeitura com os sindicatos e as empresas para melhorar a condição de vida da população. "Não é só carteira de trabalho que gera emprego e renda. A prefeitura também fomenta empreendedorismo", diz.

O cozinheiro Bruno Coutinho Dias, 42 anos, era o primeiro da fila do mutirão. Há quatro meses, ele resolveu deixar Vitória (ES) para procurar emprego em São Paulo. Morador no Cambuci, Bruno inaugurou a fila na segunda (22), às 9h. O candidato tem o ensino médio incompleto e vive de bicos nas regiões de comércio popular da cidade. "Além de Vitória, morei no Rio de Janeiro. Apesar de a crise estar no Brasil inteiro, ainda é mais fácil conseguir um bom emprego em São Paulo", afirma.

Desempregado há dois meses, Elton César, 32 anos, veio de Goiânia (GO) e se instalou na casa de amigos, no município de Rio Grande da Serra (ABC), em busca de uma vaga de atendimento bilíngue. Ele saiu de casa às 3h e chegou na fila às 6h. Elton possui ensino médio completo, fala inglês e espanhol. "Mesmo com o domínio dos idiomas, a falta de uma graduação é um impeditivo na hora de conseguir emprego", queixa-se.

A distribuição de senhas começou pouco mais de 8h30. Cada candidato ganha um kit lanche, passa por uma triagem inicial e, após avaliação de currículo e entrevista, é direcionado a uma das empresas.

Há oportunidades para diversas áreas, como auxiliar mecânico de manutenção, confeiteiro, telemarketing, operador de caixa, atendente, vendedor de loja, empacotador, balconista e outras. O Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, ofereceu 1.500 vagas de emprego.

SELEÇÃO.

Paulo Alexandre Alves de Oliveira, 52 anos, veio de Trindade (RJ) e se hospedou na casa de amigos, na Vila Madalena (zona oeste), para participar do mutirão. Ele chegou na fila às 21h30 de ontem e pegou a senha de número 47. Nesta terça, saiu com um encaminhamento para continuar o processo seletivo na próxima semana. "Tenho 60% de esperanças de conseguir um emprego", afirma.

O pré-requisito básico para participar do mutirão é ter concluído o ensino fundamental ou cursar a sexta ou sétima série, além de ter acima de 16 anos.

O mutirão acontece até sexta-feira, mas só será atendido quem pegou uma senha nesta terça. (FP)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

OPERAÇÃO NACIONAL

Ação prende 18 suspeitos de praticar abuso sexual infantil na internet

'Operação Share' da PF foi realizada em 20 estados e no DF; 58 mandados de busca e apreensão foram cumpridos

AGORA É LEI

Cidade de SP aprova cadastro profissional para pessoas com deficiência

Objetivo da lei, de autoria do vereador Adilson Amadeu, é a de centralizar e facilitar a busca de emprego de pessoas com algum tipo de deficiência na Capital

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter