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Com a concessão, a Prefeitura de São Paulo estima receber R$ 1,3 bilhões em 15 anos
Com a concessão, a Prefeitura de São Paulo estima receber R$ 1,3 bilhões em 15 anos
Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress

SP adia processo de concessão da Zona Azul

Entrega de propostas para gestão do serviço estava marcada para esta terça-feira, mas foi adiada em 40 dias

A Prefeitura de São Paulo adiou em 40 dias a entrega de propostas comerciais para a concessão da Zona Azul. A decisão é a terceira mudança no cronograma de ações do pacote de desestatização da gestão Bruno Covas (PSDB) em dez dias, após a prorrogação dos prazos do leilão do complexo do Anhembi, na zona norte da capital paulista, e da concessão do terminal de ônibus Princesa Isabel, no centro da cidade.

No caso da Zona Azul, a gestão municipal justificou a alteração "em função de novos pedidos de esclarecimentos e melhor entendimento sobre o edital de licitação".

Na última semana, alguns grupos ligados à mobilidade urbana, como o Ciclocidade e o Cidade a Pé, fizeram críticas à concessão. Um dos motivos é que o modelo poderia "limitar reestruturações viárias necessárias para a melhoria da mobilidade".

A abertura dos envelopes de propostas foi transferida desta terça-feira para 20 de maio de 2019. Na data, será divulgado o nome da concessionária que fez a maior oferta e que, após análise técnica, será responsável pela gestão do serviço de estacionamento rotativo municipal durante 15 anos.

Empresas nacionais e estrangeiras poderão concorrer na licitação da Zona Azul, que selecionará a que apresentar o maior valor de outorga fixa mensal a ser paga à Prefeitura de São Paulo, com valor estimado de R$ 950 mil por mês, além do pagamento de uma outorga inicial de
R$ 595 milhões.

Junto com outros retornos financeiros, a Prefeitura estima receber R$ 1,3 bilhões em 15 anos. A seleção considerará, ainda, propostas técnicas para "garantir a melhoria" do serviço.

Dentre as mudanças sugeridas, está a utilização de tecnologia automatizada para identificar irregularidades no uso das vagas, criação de aplicativo para informar vagas disponíveis em tempo real e diversificação das formas de pagamento (como, por exemplo, a aceitação de cartão de crédito). (EC)

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