Publicidade

X

Capital

Carteiro acusa GCM de agressão e racismo no centro

Matheus Herbert

Publicado em 26/04/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Marcos acionou a Defensoria Pública e recebeu a orientação de procurar a Delegacia dos Crimes Raciais e de Intolerância / / reprodução Tv Globo

Um homem que trabalha nos Correios acusa agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de agressão motivada por racismo. O caso teria ocorrido na região da Cracolândia, no centro. O caso foi revelado pelo SP1, da "Globo".

Marcos Antonio Ambrosio, de 40 anos e que trabalha há 19 nos Correios, diz que estava cansado de ser parado por GCMs. No dia 27 de março, então, se recusou a mostrar a sua identificação a um guarda. Foi quando as agressões teriam começado.

Marcos diz ter levado um soco no peito. Ele revidou e, então, outros GCMs o agrediram. Depois, os guardas levaram ao Pronto Socorro da Barra Funda Segundo seu relato, os guardas-civis disseram que se falasse algo sobre as agressões para o médico "iria apanhando do PS até a delegacia".

"Falei para o médico que tinha sido agredido pelo GCM. Quando saí do PS, eles voltaram a me agredir e antes de fechar a viatura jogaram spray de pimenta no meu rosto. Eu sou suspeito por causa da minha cor? Se eu não estou com a roupa dos Correios eu sou suspeito?", disse o homem, que é negro.

Marcos foi levado a um Distrito Policial e lá, diz, as ameaças continuaram. Foi lavrado um termo circunstanciado onde o carteiro consta como agressor.

Mais tarde, ele acionou a Defensoria Pública e recebeu a orientação de procurar a Delegacia dos Crimes Raciais e de Intolerância. Foi aberto um inquérito para investigar o crime de racismo.

Em nota, a GCM diz não ter conhecimento da agressão sofrida por Marcos e que Marcos que teria agredido um GCM. (GSP)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter